03/12/2020 às 13h05min - Atualizada em 03/12/2020 às 13h05min

​Prefeitura e sindicato entram em acordo e greve da coleta de lixo termina em Florianópolis

Marcos Eduardo Carvalho
Divulgação
A prefeitura de Florianópolis e os funcionário da Comcap, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, entraram em acordo nesta quinta-feira e, assim, o serviço público será normalizado na capital de Santa Catarina. Foram quatro dias de greve por conta de desentendimento quando ao aumento salarial.
 
Durante esse período, duas empresas privadas fizeram a coleta de lixo em Florianópolis, contratadas pela prefeitura.
 
“Os trabalhadores da Comcap estão retornado ao trabalho nesse momento. Entenderam, diante de todo o cenário nacional, que não era possível a prefeitura pagar reajuste neste ano e vamos discutir em 2021 o que foi acordado em 2019, quando não se previa a pandemia e nem a baixa arrecadação. Nesses dias de paralisação, demonstramos que a cidade não será mais refém de sindicato e mantivemos o mínimo do serviço. Não discuto a qualidade dos trabalhadores da Comcap. Nossa cidade é a mais limpa do Brasil. Mas nossa cidade merece um serviço sem interrupção”, disse o prefeito Gean Loureiro (DEM), pelas redes sociais
 
O Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis) também se manifestou pelas redes sociais e falou em ‘vitória’ contra a prefeitura. “Greve termina com vitória dos trabalhadores! Foi histórico o movimento de resistência e luta dos trabalhadores da Comcap, que enfrentaram uma dura greve em defesa do Acordo Coletivo e da Comcap Pública”, disse o sindicato.
 
Segundo o sindicato, a prefeitura entregou na manhã desta quinta-feira (3) a proposta de pagamento do reajuste do INPC e do ticket alimentação de forma parcelada em três vezes, com pagamento do retroativo a iniciar em janeiro. “Além disso, ficou garantida a saída das empresas privadas de Florianópolis e a manutenção da coleta 100% pública”, disse o sindicato.
 
Os trabalhadores também não terão os dias de greve descontados e retomam os serviços nesta tarde. “Saímos da greve de cabeça em pé e com a certeza de estarmos do lado certo: a defesa do povo de Florianópolis e do trabalhador da Comcap”, diz o Sintrasem.
 
 
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp