01/12/2021 às 19h13min - Atualizada em 01/12/2021 às 19h13min

Florianópolis conclui paver da Estrada Geral da Joaquina

Da Redação
Leonardo Sousa/PMF
A Prefeitura de Florianópolis concluiu a troca do pavimento em lajotas por paver (blocos de concreto intertravados) da Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago, a estrada geral e único acesso de condutores de veículos à Joaquina, no Leste da Ilha. A expectativa é a de que toda a obra de revitalização da via seja entregue até meados de janeiro.

A troca do pavimento aconteceu nos 2,3 quilômetros da avenida, que recebeu sinalização provisória. A recuperação do sistema de drenagem da Acácio também já foi finalizada.

A implantação da ciclovia à esquerda, no sentido bairro-praia, que será interligada à que encontra-se em execução na Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, é a próxima etapa a ser concluída. Ela será unidirecional. 

No mais, está sendo restaurado o passeio existente e implantado novo nos trechos que não dispõem, com rota acessível.

As obras conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura estão sendo feitas pela empreiteira Pavicon Construções Ltda. Elas representam um investimento de R$ 2.464.724,79.

Avenida das Rendeiras

Na revitalização da Avenida das Rendeiras acontecem, simultaneamente, duas frentes de trabalho: a de substituição do pavimento com lajota por paver tal como na Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago e a de implantação de ciclovia de concreto asfáltico bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) contínua, que poderá ser usada por skatistas e usuários de roller, e a de passeio acessível. 

A troca do pavimento já aconteceu em dois segmentos ao longo da via, totalizando cerca de 900 metros, e segue nos primeiros 150 metros das Rendeiras. Enquanto a implantação da ciclovia e do passeio acessível ocorreu em 700 metros da avenida, e continua nas áreas onde o paver está pronto ou em execução. Nos pontos já contemplados a recuperação do sistema de drenagem foi igualmente realizada. 

Mas o projeto ainda contempla deck de madeira em alguns pontos; canteiros com paisagismo e 600 metros de guarda-corpo para maior segurança, nos locais onde houve necessidade, no lado da orla da lagoa. Além da devida sinalização viária.

As obras devem ser paralisadas temporariamente no dia 20 de dezembro, por conta da alta temporada e do aumento do fluxo de veículos, sendo que a data da retomada ainda depende de avaliação. A previsão é a de que a revitalização seja entregue no primeiro semestre de 2022. 

Trata-se de um investimento de R$ 4.832.515,83, e as obras em toda a extensão de 2.272,71 metros da Avenida das Rendeiras, ou seja, da Ponte da Lagoa até à Joaquina, vêm sendo feitas pela empreiteira E.S.E. Construções Ltda.

Devido à revitalização, algumas vagas de estacionamento serão mantidas no lado oposto da orla, ou seja, em frente aos estabelecimentos comerciais e residências, onde a largura da pista da avenida possibilitar. Neste lado da via, aliás, haverá passeio contínuo, à exceção do trecho de dunas de preservação ambiental.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp