01/12/2021 às 14h47min - Atualizada em 01/12/2021 às 15h10min

“Inovação Emocional”: estratégias para que seu impacto no mundo construa resultados saudáveis, fortes e perenes

Em seu terceiro livro, a autora mostra um novo olhar sobre o conceito de inovação e explica como autoconhecimento, autoliderança e autonomia emocional nos permitem construir um modo de vida mais positivo

SALA DA NOTÍCIA Encaso Comunicação

Em algum momento você já se sentiu um lixo, completamente incapaz e/ou insuficiente? Será que já percebeu como as emoções negativas tendem a despertar os seus piores comportamentos – os mais reativos, impulsivos e destrutivos? Ou já se perguntou se é possível que algumas das suas verdades absolutas talvez sejam infantis e ultrapassadas?

Essas são algumas das provocações de Heloísa Capelas em seu terceiro livro, “Inovação Emocional - Estratégias para que seu impacto no mundo construa resultados saudáveis, fortes e perenes”. Depois dos sucessos “O Mapa da Felicidade” e “Perdão, a Revolução que Falta”, Heloísa, que é uma das maiores especialistas do Brasil em treinamentos de autoconhecimento e inteligência emocional, completa sua trilogia propondo uma mudança de paradigmas ainda mais profunda e revolucionária.

Para a autora, estamos diante de uma grande oportunidade de encarar a sujeira que há tanto tempo escondemos debaixo do tapete. “Durante a pandemia, muitas pessoas que conheço tiveram de encarar duras realidades que, por anos, fingiram não ver. Forçadas a ficar em casa e com muito mais tempo disponível do que o normal, puderam ou tiveram de olhar para suas próprias vidas e escolhas, e ficaram estarrecidas com o que perceberam. Elas se viram frustradas com o trabalho, infelizes no casamento, desgostosas com as amizades ou a família, deslocadas em suas próprias casas. Essas dores são reais, legítimas e, se não forem cuidadas, continuarão a gerar lixo emocional”, afirma.

Para a autora, o lixo emocional surge em decorrência dos comportamentos negativos, compulsivos e automáticos que adotamos inconscientemente nas nossas vidas e relações. “Por exemplo, se alguém lhe fala uma bobagem, você fica magoado e com raiva. Aí esbraveja que a culpa é toda do outro e se deixa tomar pelo ressentimento – fica horas, dias, meses e até anos remoendo a dor que lhe causaram. Sabe o nome disso? Lixo emocional! Você não processou a emoção negativa, não a transformou e, assim, deixou que se transformasse em entulho, fomentando doenças, exatamente como acontece com o lixo material.”  

Desta forma, Heloísa defende que a reciclagem e a sustentabilidade, respostas urgentes e necessárias para revertermos o impacto ambiental, são conceitos que também se aplicam à competência emocional: se não revisarmos o nosso lixo emocional e não reciclarmos nossos comportamentos negativos, compulsivos e automáticos, estaremos fadados a impactar cada dia mais negativamente a nossa saúde, as nossas relações e o nosso meio.

“Inovação e lixo são parte da mesma ideia. É tudo uma questão de reciclagem. Quando estamos vivendo nessa corrida de ratos da vida moderna, das pressões de conquistar, consumir e entregar, estamos acumulando muito lixo – tanto físico, quanto simbólico. Acumulamos lixos emocionais que geram desgaste, frustração, impotência, degradam relações e nos fazem perder o eixo de quem somos e do que realmente queremos. A montanha de lixo emocional que construímos fica tão alta que não dá para enxergar o que existe no horizonte. E, refletindo sobre isso, enxerguei que nossa relação com o lixo, material ou emocional, é uma verdadeira barreira para a inovação.”

Com base em sua experiência de quase 30 anos à frente de treinamentos de reeducação emocional, a autora explica, ainda, como e por que temos perpetuado as crenças negativas de nossos antepassados sem perceber, como temos nos vitimizado diante das situações negativas e culpado aos outros – e tudo isso simplesmente porque estamos inconscientes de nossas responsabilidades frente aos acontecimentos. “Com este livro, eu quero que cada leitor possa perceber que sua existência importa e que seus gestos têm importância. Quando nós compreendemos nossa força e nosso impacto, quando nos autolideramos em direção às metas que desejamos alcançar e quando investimos em autoconhecimento e autonomia emocional, encontramos as ferramentas necessárias para inovar de forma sustentável nas nossas vidas, nas nossas relações e no impacto que causamos no mundo”.

 

Ficha técnica

Livro: “Inovação Emocional” (editora Gente)
Autora: Heloísa Capelas
ISBN: 978-65-5544-160-4
Edição: 1ª edição, 2021
Preço: R$ 49,90
 

Sobre a autora

Heloísa Capelas é CEO do Centro Hoffman e, há quase três décadas, está à frente do Processo Hoffman no Brasil – treinamento de autoconhecimento aplicado em 15 países e que já teve seus resultados cientificamente atestados. Por sua sala de aula já passaram mais de 12 mil alunos, entre os quais algumas das principais lideranças e gestores do mercado nacional. Criadora do “Universo do Autoconhecimento”, primeira plataforma de treinamentos e conteúdo online sobre o tema, e autora dos best-sellers “O Mapa da Felicidade” e “Perdão, a Revolução que Falta”, Heloísa é reconhecida como uma das principais especialistas do país em autoconhecimento, inteligência emocional e inovação pessoal. Heloísa Capelas é Coordenadora da Câmara Feminina do Instituto Êxito de Empreendedorismo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp