01/12/2021 às 00h00min - Atualizada em 01/12/2021 às 00h00min

Palhoça organiza espaços para tráfego e estacionamento no Sul

Da Redação
Divulgação
Palhoça já iniciou o trabalho de organização dos espaços para acesso, tráfego e estacionamento de veículos nos balneários palhocenses, visando à temporada de verão. A definição dos espaços é feita em conjunto com a Polícia Militar. O trabalho de sinalização deve ser finalizado até o dia 15 de dezembro.

“Todos os anos, nós temos o problema das pessoas que estacionam em local proibido, então, nós vamos delimitar os pontos para acesso dos moradores nas praias e vamos estabelecer os bolsões de estacionamento”, relata o secretário de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Sousa.

Placas de identificação estão sendo posicionadas nos locais onde não é permitido transitar com o automóvel ou estacionar. “É um trabalho grandioso que está sendo feito nas praias, com muita organização. Nós pedimos a ajuda da comunidade para manter a ordem, porque é muito comum acontecer a depredação da sinalização, até com furto das placas. Todos os anos, nós fazemos um investimento gigante para a implantação da sinalização e sempre temos prejuízo com a reposição de placas, por causa dos furtos”, lamenta o secretário.

A Prefeitura está montando cinco bolsões de estacionamento: três na Ponta do Papagaio, um na Pinheira e outro no Mar Aberto. Ainda no Mar Aberto, a popular Rua das Flores passará a ter sentido único, para evitar congestionamentos.

Locais de estacionamento preferencial para idosos e deficientes físicos também estão sendo identificados em pontos específicos.

Também estão acontecendo ações pontuais, especialmente aos finais de semana, como barreiras de trânsito, para verificar a documentação de veículos e condutores; ações de retirada de placas e cartazes publicitários posicionados em locais impróprios, em áreas públicas, como nas árvores e também nas calçadas, onde atrapalham o fluxo de pedestres; e ações de fiscalização de permissões para funcionamento do comércio ambulante.

Todos os anos, a Prefeitura lança edital e distribui permissões para funcionamento de comércio ambulante nas praias. O edital deste ano foi lançado em outubro e os candidatos já foram credenciados. Somente os aprovados nesse processo é que estarão aptos a comercializar seus produtos nos balneários palhocenses durante a temporada de verão. Os comerciantes são orientados sobre a impossibilidade de exercer atividade comercial em áreas públicas sem o alvará. Como o edital já está finalizado, não existe a possibilidade de novas requisições em áreas públicas; já em áreas particulares, ainda é possível solicitar o alvará e regularizar a situação.

A fiscalização tem sido feita com a ajuda de profissionais da Fiscalização de Obras e Posturas, Fiscalização de Tributos, Vigilância Sanitária e Guarda de Trânsito de Palhoça. Primeiro, o ambulante é notificado e orientado a recolher seus produtos; se reincidir na irregularidade, é autuado e multado, e o material, apreendido. Somente no último final de semana, quatro ambulantes foram notificados.

As equipes da Prefeitura também estão fazendo um trabalho de abordagem de pessoas em situação de rua nos balneários do Sul. Já foram identificadas sete pessoas vivendo nessas condições nas praias palhocenses; três delas foram abordadas durante as ações realizadas no último final de semana. A ideia é identificar essas pessoas e depois entrar em contato com as famílias, para que as famílias possam acolhê-las novamente. O município também oferece os serviços do abrigo provisório, onde elas podem tomar banho, fazer três refeições por dia e ainda podem pernoitar.

“Tudo o que nós queremos é deixar os nossos balneários prontos para a temporada de verão. São locais que já contam com muitos moradores e recebem muitos visitantes nesta época do ano, então, precisamos disciplinar o trânsito e o comércio, para que as tão sonhadas férias sejam desfrutadas em um lugar paradisíaco, como são as nossas praias, e também ordeiro e organizado”, reforça o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp