29/11/2021 às 14h43min - Atualizada em 30/11/2021 às 00h00min

Green-tech e a Indústria 4.0: apoiando um futuro sustentável

Kristof Symons, vice-presidente executivo de negócios internacionais da Orange Business Services

SALA DA NOTÍCIA Bárbara Nogueira

Imagine administrar toda a sua empresa com fundos que ela tem atualmente sem novas  receitas entrando. É exatamente assim que estamos administrando nosso planeta desde 29 de julho, dia conhecido como “Earth Overshoot Day’, em que nossas demandas de recursos ecológicos em um determinado ano superaram o que a Terra pode gerar. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou recentemente um futuro sombrio para o nosso planeta se não abordarmos as mudanças climáticas com urgência. Todos têm um papel a desempenhar e, na nossa indústria de TIC, aproveitando o poder da Green-tech e da Indústria 4.0, ajudaremos a melhorar a eficiência energética, reduzindo as emissões de carbono e impulsionando uma economia circular.

 

A mudança climática já está impactando as empresas

Já estamos vendo os impactos significativos das mudanças climáticas. Os eventos relacionados ao clima já estão afetando mais de uma em cada quatro organizações em todo o mundo, de acordo com o relatório Clima Check 2021 da Doloitte Global. Quase três em cada 10 organizações estão vendo impactos operacionais de eventos relacionados ao clima, como enchentes e incêndios florestais, que destruíram instalações e deslocaram forças de trabalho. Os resultados são cadeias de suprimento quebradas  e interrompidas. 

 

Os clientes estão impulsionando a mudança

As empresas que não adotam manufatura inteligente e green-tech estão se tornando vulneráveis a uma queda significativa em seus resultados financeiros. Por que? Porque os consumidores estão promovendo transformações, buscando produtos e mudando seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental. Por exemplo, em um estudo recente, 72% dos entrevistados disseram que estavam dispostos a pagar um prêmio por marcas que apoiam a reciclagem.

Os consumidores estão cada vez mais exigindo que as empresas sejam éticas e dêem grandes passos em direção às metas de emissões de carbono zero e muitas das grandes empresas de tecnologia se comprometeram a reduzir suas emissões nos próximos 20 a 30 anos. Na Orange, nos alinhamos com o Acordo Climático de Paris e definimos a meta ambiciosa de emissões líquidas de carbono zero até 2040, como parte da estratégia Orange Engage 2025.

Com o nosso Green Act, que contempla nossa meta de nos tornarmos uma referência entre os participantes de TIC e acelerar nossa descarbonização digital, estamos impulsionando iniciativas de green-tech. Isso inclui a ecoeficiência de nossos data centers e o uso de alternativas energéticas como a energia solar. A exemplo, implantamos uma rede de sensores em três grandes data centers na Europa para medir o consumo de energia. Como resultado, já alcançamos uma redução de 10% no consumo entre 2019 e 2020.

 

As empresas devem abraçar a sustentabilidade

As mudanças climáticas têm agora um papel crescente na competição empresarial e geram oportunidades significativas. A Índia espera ver sua capacidade de energia renovável quadruplicada até 2020, gerando US$90 bilhões em PIB e criando dois milhões de empregos. As empresas entendem que não existe uma abordagem de tamanho único para ser sustentável. A atuação de cada empresa precisará se encaixar em sua estratégia geral de negócios.

O Gartner recomenda que as empresas adotem seis imperativos estratégicos para obter os principais benefícios ao fazer negócios em uma economia circular, como maior envolvimento do cliente, resiliência da matéria prima e cumprimento das metas ambientais. Isso inclui o desenvolvimento de uma visão de longo prazo e a aceitação de que há um processo de aprendizado para a jornada. A consultoria sugere mudar para product-as-a-service a fim de manter o controle dos materiais, formar equipes para gerenciar produtos end-to-life e avaliar como eles podem ser reprocessados.

A Indústria 4.0 pode mudar o jogo para promover a sustentabilidade e a descarbonização da economia global. O IDC prevê que até o final de 2021, 90% das empresas do Global 2000 terão demanda por materiais reutilizáveis nas cadeias de suprimentos de hardware de TI. Além disso, serão exigidas metas de neutralidade de carbono para as instalações dos fornecedores e baixo consumo de energia como um requisito não negociável para fazer negócios. 

Na Orange, também estamos procurando maneiras com quais as empresas podem usar a IoT e a AI para contribuir com a redução da pegada de carbono. Por exemplo, fornecemos uma solução de AI para definir melhor uma rota de entrega para nosso cliente, o que resultou em um melhor serviço aos clientes e reduziu sua pegada de carbono. O roteamento habilitado para IA pode oferecer um aumento de 98% nas entregas dentro do prazo, uma redução de 35% nas entregas com falhas e uma redução de 16% no uso de combustível.

 

Trabalhar com nossos clientes para fazer a diferença

Ao contrário das revoluções industriais anteriores, a Indústria 4.0 é realmente sustentável. Ela está mudando a maneira como as empresas fabricam e distribuem produtos e impulsionando a adoção de automação e integração de tecnologias, incluindo nuvem, IoT, AI/ML e análises. Isso está ajudando as empresas a otimizarem os processos de produção e criando visibilidade em toda a cadeia de abastecimento. Fábricas inteligentes, por exemplo, podem aumentar a eficiência do operador em 25%, enquanto reduzem os custos de energia em 30%. E graças à manutenção preditiva, controle de qualidade automatizado para redução de desperdício e automação avançada. 

Estamos trabalhando agora com nossos clientes para fazer a mudança acontecer. A SHV Energy, por exemplo, está usando nossa solução de conectividade IoT para implantar telemetria e mediadores inteligentes em tanques de gás na Europa e nos EUA. Além de fornecer um serviço aprimorado de entrega de gás para seus clientes e melhorar a satisfação geral, está reduzindo significativamente as emissões de carbono da SHV Energy por meio de melhores rotas para os motoristas de entrega. 

Em outra operação de eficiência energética, mais de três milhões de medidores de água estão sendo conectados à nossa rede LoRa, na França, como parte de um projeto de digitalização de água com a Nova Veolia e sua subsidiária Birdz. A meta é ler mais de 70% de seus hidrômetros remotamente até 2027. Isso permitirá que os clientes façam uma melhor previsão de consumo de água e tornará mais fácil detectar padrões atípicos de consumo que podem indicar vazamentos, por exemplo. 

Ao utilizar essas tecnologias, as empresas podem aumentar sua competitividade em toda a cadeia de valor e, ao mesmo tempo, ampliar os benefícios da economia circular. É aqui que os produtos são projetados para serem reutilizados, ajudando as empresas a gerenciar melhor os recursos e resíduos. A Indústria 4.0 e a economia circular podem dissociar a criação de valor do consumo de recursos finitos, levando a amplos benefícios sociais e ambientais.

Na Orange Business Services, estamos integrando os princípios de uma economia circular para limitar e reduzir nossa dependência dos recursos naturais da Terra. Estamos empenhados em garantir que 100% de nossos produtos com a marca Orange sejam ecologicamente projetados até 2025. Reconhecemos que ter um design de produto circular pode aumentar a sustentabilidade e ser um diferencial competitivo.

Para enfrentar esses grandes desafios do século 21, é necessário mobilizar e coordenar todos os atores da cadeia de valor digital. É por isso que a Orange está participando de iniciativas com todo o seu ecossistema de clientes, parceiros e fornecedores. Por exemplo, o coletivo Moovin’on, que reúne cerca de 300 atores econômicos e possui duas ambições fundamentais: emissão zero e preservação de recursos. 

 

Uma paisagem mais verde

A ampla adoção da Indústria 4.0 e da Green-tech não pode acontecer da noite para o dia. Existem desafios óbvios como sistemas legados e integração segura de ambientes de TI/OT. Mas com compromisso, uma estratégia robusta em vigor que se alinha aos resultados de negócios e parceiros confiáveis, as empresas podem, sem dúvida, começar a ver rapidamente uma redução notável em sua pegada de carbono. Todos nós precisamos nos mover juntos para que isso aconteça e uma paisagem mais verde seja criada para as futuras gerações. 

 

 

Sobre a Orange

A Orange Business Services é uma empresa de serviços digitais, originalmente operadora de redes, e a divisão corporativa global do Grupo Orange. Ela conecta, protege e inova com empresas de todo o mundo, para apoiar o crescimento sustentável dos negócios. Aproveitando sua experiência em conectividade e integração de sistemas em toda a cadeia digital, a Orange Business Services está preparada para oferecer suporte a negócios globais, com soluções como redes definidas por software, serviços multicloud, gestão de dados e IA, serviços de mobilidade inteligente e segurança cibernética. Isso agrega segurança às empresas em todos os estágios do ciclo de vida dos dados, de ponta a ponta, desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento à análise e compartilhamento. 

Com as empresas buscando cada vez mais inovação, a Orange Business Services coloca seus clientes no centro de um ecossistema colaborativo e aberto. Isso inclui seus 27.000 funcionários, os ativos e a experiência do Grupo Orange, seus parceiros de tecnologia e negócios, além de um conjunto de startups cuidadosamente selecionadas. Mais de 3.000 empresas multinacionais, bem como dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França, confiam nos serviços da Orange Business Services.

A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, com receita de 42 bilhões de euros em 2019 e 253 milhões de clientes em todo o mundo, em 30 de junho de 2020. A Orange está listada na Euronext Paris (ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (ORAN). Em dezembro de 2019, a Orange apresentou seu novo plano estratégico "Engage 2025", orientado pela responsabilidade social e ambiental. Acelerando em áreas de inovação, como serviços B2B, dados e Inteligência Artificial, o Grupo Orange se posiciona como um empregador atraente e responsável.

Para mais informações, visite www.orange-business.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Twitter e em nossos blogs. 

A marca Orange e os nomes de seus produtos ou serviços incluídos neste material são marcas registradas da Orange ou Orange Brand Services Limited.



 

Contatos para Imprensa da Orange:

aboutCOM

(11) 5096-5401 ou (11) 99686-9618

Eduardo Dóro - eduardodoro@aboutcom.com.br 

Carol Tiago - caroltiago@aboutcom.com.br 

Manuel Quilarque - manuelquilarque@aboutcom.com.br

Bárbara Nogueira - barbaranogueira@aboutcom.com.br


 
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp