27/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 27/11/2021 às 00h00min

Reitor da UFSC encaminha ofício a Moisés e pede reavaliação de liberação do uso de máscaras em SC

Da Redação
Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM
O reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Ubaldo Cesar Balthazar,  encaminhou ofício ao Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, alertando para os riscos da decisão de liberar o uso de máscaras em ambientes abertos. O documento foi sugerido pelos pesquisadores e pesquisadoras que  estão atuando na definição de medidas de combate à pandemia

No ofício, o reitor destaca que a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras “trata-se, segundo as mais respeitadas investigações em curso, do rompimento de uma das ‘camadas de proteção’ importantes à contenção do vírus da Covid-19.

A imunização da população, a testagem em massa, a higienização constante das mãos, o distanciamento entre as pessoas, o monitoramento da qualidade de ar, a preferência por atividades em locais abertos/arejados, associados ao uso constante da máscara facial de boa qualidade, tipo PFF2 e bem ajustada ao rosto, compõem exemplos de tais camadas e, juntos, representam as medidas necessárias à contenção.”

Também ressalta que “dispensar a máscara, mesmo em ambientes abertos e sujeitos, ainda assim, a aglomerações, é desproteger o indivíduo de uma medida barata e eficiente para redução da transmissão. Já é uma conclusão científica amplamente pacificada que o vírus é transmitido pelo ar e que o risco é menor em ambientes abertos, mas ainda existente. Sabe-se, igualmente, que a imunização atenua os efeitos, mas não impede per si a transmissão do vírus. Com alta circulação viral aumentamos também a probabilidade do aparecimento de novas variantes, que podem gerar escape vacinal.”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp