28/09/2020 às 17h22min - Atualizada em 28/09/2020 às 17h22min

Governo de Santa Catarina aposta em aplicativo para evitar ocupação irregular no estado

Da Redação
Divulgação/SIE

O Governo de Santa Catarina lançou nesta segunda-feira (28) um aplicativo para facilitar o controle e a fiscalização das áreas de faixa de domínio sob responsabilidade do Estado. Em um primeiro momento, o aplicativo será para uso exclusivo dos servidores estaduais, porém, já existe o planejamento para disponibilizá-lo à população em geral.

De acordo com o governo, ao longo desta semana, os servidores da Infraestrutura passarão por um treinamento para a utilização do sistema. A expectativa é que o aplicativo já esteja em pleno uso a partir da segunda semana de outubro.

“Nesse momento, o aplicativo vai ser usado pelo poder público para facilitar nas fiscalizações e no controle de toda a faixa de domínio. Isso possibilita uma organização das cidades para evitar ocupações indevidas. Toda essa tecnologia agregada vem contribuir com mais agilidade e transparência no trabalho dos servidores”, explica o governador Carlos Moisés.

Na opinião do secretário Vieira, o aplicativo evita retrabalho. Ele conta que antes o servidor precisava fazer registros de autuações de três maneiras distintas. Agora, com uso do aplicativo, os dados são imediatamente repassados ao setor de planejamento para fazer o melhor uso daquela informação.

“Nós ganhamos em acessibilidade e agilidade, o que potencializa a fiscalização. Em última análise, isso significa também uma maior segurança viária. A faixa de domínio está intimamente ligada à segurança”, explica o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.
Segundo o governo estadual, ao aumentar o controle sobre a faixa de domínio, o aplicativo também deve evitar problemas futuros com processos de desapropriação em projetos de aumento de capacidade das rodovias.

FUNCIONALIDADES
 

 O Aplicativo FXDMobile permite:

  • Utilização do GPS do equipamento móvel para identificar o local da ocupação;
  • Acesso à câmera do equipamento móvel para registro de fotos da ocupação;
  • Consultas de ocupações por proximidade do fiscal (via GPS) ou por filtros de busca;
  • Registro de Ocupações Irregulares;
  • Conferência de informações das ocupações regulares/em regularização;
  • Emissão de autos de notificação;
  • Consulta de Largura de Faixa de Domínio;
  • Impressão dos autos emitidos (via impressora térmica bluetooth).

Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp