24/11/2021 às 15h58min - Atualizada em 25/11/2021 às 00h01min

Programa 12 passos para uma vida de sobriedade

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa
https://clinicasrestituindosonhos.com.br/

Programa 12 passos para uma vida de sobriedade foi criado para auxiliar o dependente químico a ter uma vida feliz, longe das drogas com doze princípios de natureza espiritual, psicológica e médica.

A princípio, pode ser definido em um conjunto com 12 etapas para um modo de vida feliz, que te ajuda a eliminar a compulsão pelas drogas e álcool e a fazer as pazes com o seu eu superior. Além disso, faz com que a pessoa busque uma renovação.

No texto abaixo, você irá conhecer a história de como surgiu e quais são os doze passos a serem seguidos pelos usuários até se libertarem dos vícios das drogas e do álcool.

 

A História do Programa 12 passos para uma vida de sobriedade

O programa 12 passos para uma vida de sobriedade, surgiu em 1935 junto com o grupo de auto ajuda “Alcoólicos Anônimos”, ou AA.

Foi criado por um corretor de uma das bolsas de valores de Nova Iorque e um médico de Ohio, ambos alcoólatras, que viram suas vidas consumidas pelo vício.

Este programa tem como lema “Um dia de cada vez”, onde o dependente vive em total abstinência e ao mesmo tempo, compartilha as suas experiências em um grupo de pessoas que passam pelo mesmo problema. 

Veja agora quais são os 12 passos do programa:

1º Passo: ADMITA! Permita-se a viver o novo.

Admita a sua impotência diante do vício. Nós, seres humanos, sempre tentamos justificar os nossos erros, que possuímos algum tipo de controle sobre nossas vidas.

Então como primeiro passo, o indivíduo precisa aceitar que não consegue se livrar do vício e precisa de ajuda.

 

2º Passo: ACREDITE! Você não está sozinho.

Acredite que há um ser superior que irá nos devolver a sanidade e auxiliará na jornada de sobriedade.

Em outras palavras, a fé e a espiritualidade é um fator importante no processo de reabilitação e pode ser procurada por diversos caminhos.

 

3º Passo: ENTREGUE A SUA VIDA!

 Entregue a sua vontade e a sua vida aos cuidados de Deus. Essa fase está ligada à renúncia. Após o restabelecimento da fé no segundo passo, o ex dependente deve entregar a sua vida para um poder superior maior.  

No entanto, as pessoas entregam só as coisas que não significam nada para si, e deixa pra resolver as coisas que realmente importam da forma que lhe convém.

Por isso é importante se entregar por inteiro, sem medo, para conseguir avançar para a próxima etapa.

O próximo passo é bastante desafiador e exige honestidade do indivíduo, pois inicia-se um estudo minucioso sobre a própria vida, de quem você realmente é.

 

4º Passo: DESCUBRA QUAIS SÃO AS SUAS BARREIRAS.

Descubra as suas falhas. O que te leva ao impulso de consumir substâncias nocivas para o seu corpo? Fazer uma autorreflexão lhe ajudará a ter mais confiança.

É muito mais fácil falar das conquistas do que das derrotas, por isso neste passo o dependente químico pode escolher um padrinho, que será outra pessoa que tenha passado pelo programa de 12 passos. Ele terá como tarefa, orientar a partir deste processo. 

 

5º Passo: FALE DE SEUS MEDOS!

Admita as suas falhas. É um passo difícil externalizar as suas dores, porém é importante para manter a sobriedade.

Nesta fase o dependente deverá ser bastante honesto e partilhar seus sentimentos. Parece fácil, mas não é, nem todo mundo consegue e é por isso que é importante escolher um padrinho, que te ajudará a refletir e cumprir mais essa etapa.

 

6º Passo: PRONTIFIQUE-SE.

Logo após reconhecer as falhas de comportamento é o momento de melhorar. Pode começar praticando com pequenos gestos: Ao invés de reclamar de problemas financeiros, vá à luta. Busque outros recursos.

 

7º Passo: RECONHEÇA AS SUAS LIMITAÇÕES.

Modifique suas atitudes e tenha humildade de aceitar a ajuda de Seres superiores. Após o processo do 4º e 5º passos é o momento de pedir ajuda e reconhecer que tem limitações e que sozinho não conseguirá alcançar a “liberdade”.

 

8º Passo: REPARE SEUS ERROS!

Querendo ou não, às vezes o dependente químico pode vir a ter desavenças com as pessoas que o rodeiam.

É importante que se faça uma lista das pessoas foram magoadas ou machucadas, quando estavam sob o efeito de álcool e drogas. 

Esse tipo de avaliação nos traz a realidade do que o vício causa não somente na própria vida, como também nas pessoas que as cercam.

 

9º Passo: CONSERTE O PASSADO

 É um dos processos mais importantes do Programa 12 passos para uma vida de sobriedade. 

Consiste em reparar os danos que foram causados em outras pessoas, arcar com as consequências dos atos e se comprometer em não o fazer novamente.

 

10º Passo: MANTENHA AS MUDANÇAS NO COTIDIANO.

Admitir, aceitar e corrigir os erros todos os dias. Neste passo, você continuará a rever os seus erros e repará-los no dia-a-dia. 

Nesta etapa, o dependente químico se depara com as mudanças que vem acontecendo com a reabilitação. Afinal é de suma importância fazer da ação, um hábito, tornando a mudança duradoura.

 

11º Passo: PROFESSAR A FÉ E O EQUILÍBRIO

Fazer orações e meditações diariamente, te trarão equilíbrio emocional e espiritual. Como recompensa, te dará uma sensação de fazer parte de algo.

Logo depois, passar por todo o processo do Programa 12 passos para uma vida de sobriedade, de reconhecimento, entendimento e perdão de reconhecer e entender seus erros, se perdoar e pedir perdão, este é o momento de entrar em contato com o nosso eu superior.

 

12º Passo: COMPARTILHAR

Após o despertar espiritual, está na hora de compartilhar e ajudar outros dependentes químicos que estão iniciando o processo.

 

Em conclusão, o programa 12 passos para uma vida de sobriedade, ajuda o dependente químico que está disposto a ter liberdade e resiliência. E ainda ao final conseguir ajudar outras pessoas que estão começando o programa.


Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp