24/11/2021 às 16h00min - Atualizada em 25/11/2021 às 00h01min

Como funciona a Clínica de Recuperação de Drogas?..

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa
https://clinicasrestituindosonhos.com.br/

Clínica de Recuperação de Drogas é um importante passo para um dependente químico a se reabilitar de um vício. Neste texto, serão abordados sobre: As etapas de desintoxicação, conscientização e ressocialização do paciente.

Também será descrito sobre os tratamentos a serem realizados, e quais os benefícios de se optar por uma internação.

A princípio, a dependência química é uma doença que deve ser tratada a partir de causas biológicas, psíquicas e sociais. O tratamento pode ser feito em clínicas responsáveis pela reabilitação dos dependentes químicos.

O termo reabilitação, ou recuperação, define o processo em que uma determinada pessoa recebe tratamento por conta do uso de drogas.

Qual a função de uma Clínica de Recuperação de Drogas?

Tem a finalidade de ser um ambiente preparado, com uma equipe especializada para acolher o dependente químico e oferecer um tratamento individual para que em um momento posterior, ele possa voltar a viver em sociedade.

Além de tratar a compulsão, oferece apoio para que o paciente retome o controle da sua vida

Também é um espaço pensado para promover a recuperação e a saúde dos pacientes que sofrem com um quadro de dependência química e precisam de ajuda especializada. 

Em outras palavras, o foco é oferecer novos propósitos aos pacientes e permitir que conheçam as suas próprias limitações diante da doença.

Sua localização, em geral, fica em lugares estratégicos, afastados de forma que tenha paz e tranquilidade aos pacientes em tratamento.

A forma com os serviços oferecidos e a abordagem utilizada, no entanto, são próprias de cada local.

Quais os tipos de internação disponíveis?

As clínicas de recuperação de drogas oferecem vários tipos de internação: 

  • Internação voluntária;
  • Internação Involuntária;
  • Internação Compulsória.

Nesses locais, os profissionais trabalham com tratamentos distintos, de forma direta ou indireta para a desintoxicação dos dependentes. No próximo tópico, veja sobre os profissionais que compõem a equipe de uma clínica.

Equipe de uma clínica de Recuperação de Drogas

Uma clínica de reabilitação é composta por uma equipe multidisciplinar e especializada de:

Médicos psiquiatras: têm como função prescrever os remédios necessários para conter as crises de abstinência durante o processo de desintoxicação.

Clínicos gerais: é responsável por restabelecer a saúde física do dependente e buscar um quadro clínico estável.

Psicólogos: realiza o tratamento de um dependente químico e tenta descobrir o motivo que levou o dependente a recorrer às drogas como uma saída para a resolução dos seus problemas. 

É também sua função, manter o controle mental do dependente, mesmo após a desintoxicação.

Terapeutas: têm como função a reabilitação, ajudando o dependente a desenvolver tarefas para o retorno ao convívio da sociedade.

Nutricionista: Atua preparando um programa de nutrição para pacientes em reabilitação.

Dado que, o organismo do dependente durante o processo de desintoxicação fica bastante debilitado, por isso é importante que ele receba uma alimentação adequada e balanceada.

Enfermeiro: Acompanham o passo a passo da recuperação do paciente, e em conjunto com o médico atende as necessidades do paciente.

Quais as etapas de um tratamento?

O tratamento se dá seguindo as etapas:

  • Desintoxicação
  • Conscientização 
  • Ressocialização

É importante salientar que para que se tenha uma experiência positiva, não pode haver preconceito entre os familiares que participam do processo, pois o paciente deve se sentir acolhido durante todo o processo.

No tópico a seguir, veja como cada uma dessas etapas acontecem, em detalhe.

Desintoxicação

É um processo que é administrado de forma gradual em quantidades menores das substâncias que causam a dependência. 

Leva-se em consideração o grau de dependência do tipo de substância, entre outros fatores. Pois essas substâncias podem afetar as estruturas importantes do organismo

Sendo assim, é essencial que não haja uma interrupção abrupta do consumo, pois o paciente sofrerá menos com os sintomas de abstinência, que vão desde o descontrole emocional até a agressividade.

Dentro do processo de desintoxicação, o paciente pode ser internado para facilitar a administração de remédios.

A internação tem a funcionalidade de prover as medicações necessárias com o acompanhamento de uma equipe médica e retirar o dependente químico do ambiente nocivo.

Durante a desintoxicação, além da substância nociva, são utilizados medicamentos que tratam dores e controlam as emoções que podem se alterar devido a abstinência.

Os pacientes também precisam de acompanhamento psiquiátricos e psicológicos, para que entendam quais os motivos que o levaram a consumir drogas e álcool e evitar que ocorram recaídas.

Conscientização

É uma parte importante do tratamento, pois o paciente precisa aprender a identificar as situações que possam causar recaídas. Nesta fase são utilizadas como ferramenta:

  • Terapias Cognitivas Comportamentais, auxilia o paciente a criar habilidades para lidar com perdas e frustrações. 

O programa de 12 passos para Sobriedade é uma dessas terapias utilizadas no tratamento, pois introduz o paciente em uma realidade voltada para o seu problema e conduzido por pessoas que também já passaram pelo mesmo problema. 

Ressocialização

São desenvolvidas ações para que o então ex dependente seja reinserido à sociedade e reconstrua a sua vida longe das drogas. Nesta fase são trabalhados a autoestima e o autoconhecimento.

Veja no texto abaixo, todos os benefícios de uma internação.

Quais os benefícios da Internação em Clínicas de Recuperação de Drogas?

  • Acompanhamento Profissional 24 horas por dia
  • Estrutura adequada para o paciente em todas as etapas de reabilitação
  • Tratamento de todas as perspectivas: emocional, física e social.

Quanto tempo o dependente pode ficar internado?

O método de tratamento prevê um período de 180 dias, esse prazo foi definido com base em contribuições científicas. No entanto, esse período pode variar de acordo com o grau de dependência do cliente.

O que diferencia uma clínica da outra é o modo com a unidade é estruturada e a abordagens dos profissionais.

Mas no final das contas, é sobre devolver a autonomia dos pacientes, para que eles sejam capazes de tomar decisões mais acertadas.

As clínicas de recuperação de drogas, tem como principal característica em se adequar ao tratamento para a reabilitação, oferecendo os melhores tratamentos, pensando no bem-estar do paciente.


Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp