23/11/2021 às 17h26min - Atualizada em 24/11/2021 às 00h00min

Maple Bear chega a São Roque com modelo canadense de ensino bilíngue por imersão

Com início programado para fevereiro de 2022, escola será a primeira da cidade com metodologia canadense; Pré-matrículas já estão abertas

SALA DA NOTÍCIA Elida Goncalves
São Roque (SP), novembro de 2021: Pais que moram em São Roque e que desejam proporcionar uma experiência de imersão em um segundo idioma para seus filhos, já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede com 159 escolas no Brasil, abriu a primeira escola com este perfil na cidade, com vagas disponíveis para alunos a partir de um ano e meio até os 4 anos de idade, com início programado para fevereiro de 2022. A escola inicia as atividades com a Educação Infantil e Fundamental I, mas irá expandir as séries conforme o crescimento contínuo. Em nível nacional, a rede tem mais de 30 mil alunos, nos ciclos Infantil, Fundamental e Médio.

O grande diferencial da Maple Bear é seu currículo canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.

A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, e em seguida com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. Nas escolas da rede, até os 4 anos, 100% das interações e aulas são realizadas em inglês, com 5 anos é introduzida a língua materna em proporção 75% em inglês e 25% em português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) passa a ser 50% em inglês e 50% em português, com metodologia canadense alinhada às diretrizes curriculares brasileiras. De forma geral, os alunos costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.

Na área acadêmica, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no dia a dia. Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, oferecendo e garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.

Empresário São-Roquense

A chegada da Maple Bear a cidade teve uma história interessante. O executivo Rafael Silva de Oliveira, natural de São Roque, trabalhava em uma concessionária de motos em São Paulo Capital. Com a pandemia, passou a morar em São Roque, trabalhando parte a distância e parte presencial (indo e retornando no mesmo dia). Com o avanço da vacinação e a volta gradual ao trabalho presencial, Oliveira pensou em abrir um negócio em São Roque e se estabelecer na cidade. Esse projeto ocorreu na mesma época em que buscava uma escola bilíngue por imersão para sua filha, não tendo encontrado nenhuma opção com este perfil. Em cidades próximas, conheceu a proposta da Maple Bear e foi quando surgiu a ideia de unir ambas as questões: abrir um negócio e residir de forma definitiva em São Roque, sendo este negócio uma escola bilíngue com metodologia canadense, na qual sua filha também poderia estudar.

O executivo procurou então a rede, que já tinhas planos de abrir uma escola em São Roque e assumiu este projeto. “A abordagem canadense de colocar o aluno no centro de seu aprendizado, dar a ele autonomia e acompanhamento individualizado me atraiu muito desde o início. Por outro lado, em São Roque não havia  nenhuma escola bilíngue por imersão, uma grande oportunidade que é maximizada pela chegada de grandes empresas e a realização de investimentos importantes na cidade nos últimos anos”, afirma Rafael Silva de Oliveira.

A Maple Bear São Roque irá abrir com cinco salas e a geração de, aproximadamente, 20 empregos diretos, esperando atrair cerca de 70 alunos entre 1,5 e 4 anos. As instalações são amplas e foram remodeladas para atender as demandas de aprendizagem. A escola já dispõe de uma sala modelo para visitas, que devem ser agendadas. As famílias que ingressarem neste primeiro ano de operação terão um desconto de 15% nas mensalidades durante todo o período em que seus filhos ficarem na escola.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp