23/11/2021 às 10h46min - Atualizada em 23/11/2021 às 12h20min

Conheça o charmoso vilarejo na Bahia que foi destaque na edição de novembro de Casa Vogue

Localizado no litoral Sul da Bahia, o projeto, assinado pelo arquiteto Daniel Fromer, distribui os ambientes em três pavilhões singelos, executados por construtores locais

SALA DA NOTÍCIA Suellen Ferreira de Andrade
Casa Vogue_edição novembro_Fotos_Fran Parente
No tranquilo vilarejo de Santo André, no litoral sul da Bahia, o tempo é contemplativo. À beira do Rio João de Tiba, bem próximo ao mar, dá para perder (ou ganhar?) horas observando as variações de luminosidade ao longo do dia, o trajeto tímido de velas e pequenas embarcações, a ondulação das águas e a revoada de andorinhas e maritacas em direção ao mangue.

Esse cenário poético, marcado pela natureza, encantou um casal de São Paulo há quase 15 anos, quando elegeu a localidade como destino preferido de férias. Os dois retornavam sempre, hospedando-se em pousadas, com conhecidos ou em imóveis para aluguel de temporada. Há pouco mais de um ano, surgiu a oportunidade de comprar um terreno. O projeto de arquitetura já tinha destinatário certo: o amigo Daniel Fromer, outro frequentador assíduo do lugar.

Às margens do rio, os moradores imaginaram uma construção singela, em consonância com a paisagem. “Queriam uma casa em reverência ao curso de água, algo discreto, que falasse baixo”, comenta Fromer. Assim, ele distribuiu os 320 m2 em três blocos, ou vagões, como prefere chamar, com a intenção de camuflá-los entre as árvores, preservando a vegetação da Área de Proteção Ambiental (APA). O corpo principal, voltado para a praia fluvial, reúne a suíte dos donos e um salão integrado às varandas, incluindo uma cozinha aberta. O desejo por simplicidade também norteou as técnicas construtivas empregadas por uma equipe nativa.

Na decoração, vivências e memórias ressoam em uma mistura harmoniosa de móveis contemporâneos, incluindo itens desenhados por Fernando Jaeger, Carlos Motta e o estúdio Nada Se Leva, peças herdadas e itens produzidos por marceneiros do povoado e de municípios próximos. “Tudo, aqui, tem um sentido. O refúgio dialoga com a natureza, com a comunidade, com os construtores, e, principalmente, com a própria trajetória de vida do casal”, conclui.

Casa Vogue Smart
E para quem também quer uma casa em sintonia com a natureza, Casa Vogue lançou Smart, espaço dedicado à dicas práticas e essenciais para todos os bolsos e gostos, com a curadoria da equipe da publicação - reconhecida por seu rigor e gosto refinado. Com projetos práticos, criativos e acessíveis, o novo canal digital da revista democratiza o acesso à arquitetura e ao design. Acesse https://casavogue.globo.com/Smart/ e confira.


Serviço
Revista Casa Vogue | Edição de novembro


Sobre a Casa Vogue
Casa Vogue é a revista de maior prestígio do Brasil em decoração, design, arquitetura e lifestyle. Referência máxima em comportamento e tendências, todos os meses encanta e inspira os amantes do bom viver.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp