24/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 24/11/2021 às 00h00min

Pintura abstrata transforma escola municipal de Palhoça em uma galeria de arte

Da Redação
Divulgação
A pintura abstrata, também conhecida como abstracionismo, é um estilo de criação artística que se caracteriza pela busca da “não representatividade”, ou seja, mais importante do destacar uma imagem ou figura nos desenhos são os sentimentos e emoções que as obras expressas e que se manifestam pelo uso das cores e sua sobreposição.

Esse estilo que possui grande relevância na arte moderna e conta com quadros expostos em alguns dos mais importantes museus do mundo, foi usado como fonte de inspiração para os alunos da Escola Básica Francisca Raimunda de Farias Costa manifestar sua vocação artística por meio da pintura.

O processo de criação de obras abstratas aconteceu na turma 301 e foi orientado pela professora Monique Maciel. A ideia se originou na percepção de que as obras abstratas despertavam verdadeiro fascínio nos alunos, assim como o sentimento de liberdade durante o processo de criação.

O pintor norte-americano Jackson Pollock, um dos maiores expoentes do gênero, foi a principal inspiração para as obras criadas durante a atividade. Pollock ficou mundialmente conhecido pelo uso da técnica de pintura por gotejamento, técnica essa que foi utilizada na atividade com os estudantes.

De acordo com a equipe responsável pelo projeto o “resultado foi excelente. Os alunos foram divididos em dois grupos e cada um recebeu uma folha grande de papel pardo. Com pincel e tintas à disposição iniciaram a atividade de forma livre.  A alegria deles e o resultado da atividade foi muito compensador”.

Com as obras finalizadas a Escola Básica Francisca Raimunda de Farias Costa transformou-se momentaneamente em uma galeria de arte moderna que destacou o trabalho de artistas iniciantes, mas extremamente talentosos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp