22/11/2021 às 16h16min - Atualizada em 22/11/2021 às 18h00min

Previna-se contra o câncer de próstata

Doença que atinge cerca de 65.840 homens por ano, somente no Brasil exige diagnóstico precoce e pode ser evitada com estilo de vida saudável

SALA DA NOTÍCIA Suzi Correa

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens a partir de 50 anos, sendo que a sua taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Números divulgados também pelo INCA também mostram que essa patologia representa 29% dos diagnósticos da doença no país. Foram 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. 

 

A próstata nada mais é que uma glândula que só o homem possui e está localizada na parte baixa do abdômen, sendo um órgão pequeno com o formato de um pêssego que possui 25 gramas e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. “Não há uma causa específica para o surgimento do câncer de próstata, porém, alguns fatores de risco elevam o aumento da incidência da doença como idade, histórico familiar, sobrepeso e exposição aos agentes químicos como aminas aromáticas, arsênio e produtos derivados do petróleo”, explica o especialista Ying Li Chiang, urologista do HSANP. 

 

Sintomas e prevenção 

O urologista esclarece que em sua fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas, porém em alguns casos os indícios podem ser: diminuição na força do jato de urina, gotejamento ao terminar de urinar, sangue na urina e aumento de frequência das micções. “Esses sinais também podem estar presentes no crescimento benigno da próstata", acrescenta o médico.  

Ter hábitos saudáveis como alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e pouca gordura animal são práticas que auxiliam na prevenção da doença. “A prática diária de atividades físicas, manter o peso adequado à altura, diminuição do consumo de álcool e tabagismo também são fatores que ajudam”, esclarece. 

A Organização Mundial da Saúde indica que os homens devem começar a prevenção do câncer de próstata a partir dos 50 anos de idade. “Os exames realizados para a detecção da doença são: as dosagens de PSA no sangue do paciente e o toque retal. Lembrando que reposição de testosterona não aumenta a chance de ter e nem de um possível retorno da doença”, afirma. 

Nos estágios mais avançados, o tratamento não é simples, porém é fundamental procurar um especialista para que ele avalie a extensão e o estágio em que a doença se encontra para que o paciente possa fazer uma terapia de forma personalizada. “É muito importante que após a descoberta do câncer de próstata o especialista faça uma averiguação por meio de outros exames para detectar se a doença já não se espalhou para outros órgãos”, finaliza. 

Sobre o HSANP: Hospital referência na Zona Norte da Grande São Paulo e tem como missão ser assertivo com práticas humanizadas, promovendo a melhor experiência e resultados no cuidar de pessoas.

Informações à imprensa | Image 360

Aryane Costa - Assessora de Comunicação

11 96634-9288


Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp