22/11/2021 às 09h07min - Atualizada em 22/11/2021 às 09h07min

Florianópolis promoveu discussão antirracista para pessoas em situação de rua

Da Redação
Marcos Albuquerque/PMF
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, organizou uma discussão sobre direitos de pessoas negrase o antiracismo ao longo da última sexta-feira, 19 de novembro, com ações em abrigos para pessoas em situação de rua.

Na Casa Rosa, a manhã foi marcada pela exibição do Curta Alva Paixão, de Maria Emília. A produção conta a história de Cruz e Sousa e sua contribuição para poesia e marco importante para cultura do povo negro da Capital e do Brasil. Assistindo à exibição estava Antônio Cesar Meneses de 54 anos. Ele nunca tinha aprendido algo sobre Cruz e Sousa e ficou encantado por sua importância histórica. 

"Nunca ouvi nada sobre Cruz e Sousa. Acho importante falarmos sobre isso, até para que essa geração entenda o que aconteceu para não repetir algumas atitudes. Quando eu era criança na escola não queriam chegar perto de mim pois eu sou negro. Sabe, quando você é negro parece que você não é batizado com um nome (...) Não te chamam pelo nome e sim de palavras como neguinho,negão, nego véio. Essa história é importante pois os negros podem chegar sim em qualquer lugar", comenta.

O homem está acolhido há 9 meses na Capital e realiza tratamento no CAPS. A equipe da Assistência Social o auxiliou para tirar documentos, acolhimento e outras ações para que em sua estadia pudesse se tratar e buscar cura psicológica.

Ao lado da conversa, que também contava com a presença de outros acolhidos, um homem que prefere não ser identificado, comenta que se sente segregado quando ao fazer uma entrevista de emprego precisa falar sua cor. 

"Por que quando eu faço uma entrevista de emprego tenho de falar a cor que eu sou? Sinto como se as pessoas achassem que negros não são educados. Negros, brancos, pardos, amarelos, todos podem ser mal educados ou não", comenta.

Na Passarela da Cidadania, além da exibição da filmagem os acolhidos tiveram roda de conversa sobre a temática, fizeram tranças, leram poesias e puderam expor seus sentimentos sobre o que é ser uma pessoa negra. A Casa de Acolhimento Continente, também fez a exibição do Curta. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp