16/11/2021 às 14h36min - Atualizada em 17/11/2021 às 00h00min

3 Exercícios para praticar durante o dia e ter uma noite de sono tranquila

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Praticar exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde, e incluí-los na nossa rotina é algo de extrema importância. Eles podem auxiliar na saúde do nosso corpo, da nossa mente e até na qualidade do sono. Abordaremos neste artigo pontos relevantes quando o assunto é atividade física e daremos dicas de 3 exercícios para praticar durante o dia e ter uma noite de sono tranquila.

A importância da atividade física para o nosso corpo

Nosso corpo precisa de movimento. Quando ficamos parados, nosso corpo não gasta energia, não se movimenta, e vamos nos tornando sedentários e com pouca resistência. A atividade física proporciona benefícios inúmeros como perda de peso, aumento da resistência muscular, cardíaca e respiratória, ajuda a combater diabetes pois regula os níveis de insulina no sangue, elimina o colesterol ruim, ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico e ainda nos traz sensação de bem-estar.

A endorfina e nossa saúde mental

Ao praticar atividade física, nosso cérebro produz endorfina, o hormônio responsável pela sensação de recompensa e bem-estar. Quando nosso corpo é tomado pela endorfina durante a prática do exercício, nos sentimos felizes por estar fazendo algo bom por nós mesmos. Muitas pessoas, inclusive, encontram na atividade física a cura para transtornos psicológicos, como ansiedade, crises de pânico, estresse, insônia, etc. A atividade física é muito importante para garantir uma qualidade de vida.

A pandemia e o aumento da dificuldade para dormir

Sabemos que muitas pessoas enfrentam dificuldades quando o assunto é dormir bem. Durante a pandemia, cresceu assustadoramente o número de pessoas com insônia, depressão e ansiedade, fatores psicológicos que impedem que a pessoa se sinta relaxada na hora de dormir e consiga descansar. Os medos em relação a vida profissional, pessoal e familiar tirou o sono de muita gente durante os tempos tão incertos de pandemia. Isso fez com que a procura por terapia também aumentasse significativamente.

Os pesadelos que tiram o sono

Além de fatores externos, como pandemia, muitas pessoas são acometidas frequentemente com pesadelos que interrompem a noite de sono. Pesadelos com alguém querido, ou algo aparentemente sem sentido - que fazem com que você entre em sites de busca como Apsique atrás de respostas e significados - podem colocar uma noite inteira a perder. E se isso acontece com certa frequência, passar horas acordado pode se tornar um hábito difícil de abandonar.

3 exercícios para praticar durante o dia e ter uma noite de sono tranquila

Mas o que fazer para dormir melhor? Existe solução para noites mal dormidas em exercícios físicos? Quem faz exercícios durante o dia consegue dormir mais rapidamente, relaxar e descansar com muito mais facilidade, e consequentemente se sentir mais disposto no dia seguinte.
Separamos para você 3 exercícios para praticar durante o dia e ter uma noite tranquila.

Ciclismo

Pedalar alguns minutos ou horas durante o dia certamente te ajudará a dormir melhor. O ciclismo é uma atividade física excelente pois movimenta todo o corpo, favorecendo-o de dentro para fora, além de trazer benefícios como ser uma atividade praticada ao ar livre, contemplando paisagens agradáveis, pode ser uma boa forma de fazer novos amigos e conhecer lugares incríveis. Experimente praticar ciclismo ao menos três vezes na semana e sinta os resultados na hora de dormir.

Natação

Na lista de exercícios para praticar durante o dia e ter uma noite de sono tranquila, certamente a natação merece uma atenção especial. Ela é um esporte completo, pois melhora a respiração, trabalha grande parte dos músculos do corpo, e força-os a exercer um esforço maior, por se tratar de uma atividade feita na água, além de aumentar a flexibilidade, ajudando pacientes de cirurgia para reparar lesões na recuperação, por exemplo. Além disso, ainda ajuda a queimar calorias, por exercer maior esforço físico.

Zumba

Se você está disposto a suar, cansar, e de quebra se divertir, a zumba é a atividade física ideal para você. A zumba é uma mistura de dança e ginástica, praticadas com músicas latinas e internacionais como Salsa, Merengue e Reggaeton. Chegou ao Brasil recentemente e ganhou os corações rapidamente. A zumba garante um alto gasto calórico, eliminação de toxinas através da transpiração, movimenta diversos músculos do corpo incluindo o coração, além de te deixar com o astral lá em cima e te ajudar, sem dúvidas, a dormir melhor.

Se você estava à procura de exercícios para praticar durante o dia e ter uma noite de sono tranquila, e de quebra fazer novos amigos, melhorar seu humor, te ajudar a se sentir disposto e mais saudável, esses exercícios são para você. Sabemos que com a nossa rotina tão acelerada e cheia de compromissos, deixamos as atividades físicas de lado. Mas reserve um tempo para essa prática tão importante, e estabeleça como prioridade. Escolha a sua preferida e comece a praticar hoje mesmo.
 
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