27/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 27/11/2020 às 00h00min

​Eleições: 650.540 vão às urnas em duas cidades catarinenses no segundo turno

Da Redação
Divulgação
O segundo turno das eleições municipais de 2020 vai ser realizado em duas cidades de Santa Catarina neste domingo: Joinville e Blumenau, já que são as únicas que possuem população suficiente para este caso e não elegeram os prefeitos no primeiro turno, ao contrário de Florianópolis, onde Gean Loureiro (DEM) já foi eleito com mais de 53% dos votos. No total, serão 650.540 pessoas aptas a votarem.

Os municípios catarinenses estão entre as 57 cidades brasileiras que terão segundo turno em 2020. São 403.526 eleitores em Joinville e 247.014 em Blumenau. Os municípios possuem, respectivamente, 999 e 604 seções eleitorais – Joinville é o maior colégio eleitoral do estado.

O atual prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), disputa a reeleição com João Paulo Kleinübing (DEM), enquanto Adriano Silva (NOVO) e Darci de Matos (PSD) disputam a prefeitura em Joinville.

Segundo o Calendário Eleitoral, alto-falantes e carros de som podem circular até o dia 28 de novembro – sábado que antecede o dia de votação. Também podem ser realizadas carreatas, passeatas ou caminhadas, e está liberada a distribuição de material gráfico.

Já os comícios podem ocorrer até a quinta-feira que antecede o segundo turno, dia 26 de novembro. Os eventos deverão ocorrer entre as 8h e a meia-noite, podendo ser prorrogados por mais duas horas quando for o comício de encerramento da campanha.

A divulgação paga das propostas dos candidatos na imprensa escrita e na internet pode ocorrer até o dia 27 de novembro, sexta-feira antes das eleições. Cada candidato pode publicar até 10 anúncios por veículo, em datas diversas, no espaço máximo de um oitavo de página-padrão de jornal e um quarto de página de revista ou tabloide.
A sexta-feira, 27, também é o último dia para veiculação do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e para a realização de debates entre os candidatos.

Horário

Assim como no primeiro turno, o horário de votação será das 7h às 17h, porém, o período das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

Documento para votar

Caso o eleitor já tenha feito o cadastramento biométrico e tiver o aplicativo e-Título, poderá utilizá-lo para comprovar sua identidade na hora de votar. Os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico também podem utilizar o e-Título, mas, nesse caso, precisam levar um documento de identificação com foto no dia da votação.
São aceitos documentos que comprovem a identidade do eleitor, como a carteira de identidade; carteira profissional emitida por conselho de classe; passaporte; carteira nacional de habilitação; carteira de trabalho e previdência social (CTPS) e certificado de reservista.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp