11/11/2021 às 00h00min - Atualizada em 11/11/2021 às 00h00min

Roubos e furtos em São José diminuíram 33,49% em 2021

Da Redação
Divulgação Secom/PMSJ
O município de São José teve, neste ano, 284 registros de roubos e furtos. A quantia representa 33,49% a menos em relação a 2020.  Além disso, os números de furtos também tiveram uma redução de 12,18%. Informações estas que entram em sintonia com o número de armas recuperadas, 45 no ano anterior e 93 neste ano. As informações foram levantadas pelo 7º Batalhão da Polícia Militar (7ºBPM).

A central de videomonitoramento da Guarda Municipal também tem atuado no mapeamento das ocorrências. Em um relatório comparativo entre os anos de 2020 e 2021 o monitoramento reduziu de 62 para 43 os furtos e veículos e de 33 para 26 o roubo de automóveis. Furtos são crimes caracterizados por tomar algo de alguém sem violência ou ameaça, enquanto o roubo ocorre quando a pessoa está em risco, conforme aponta o Código Penal.

A comandante da Guarda Municipal, Ane Warmling, aponta que a ação tem como objetivo garantir a segurança de quem reside e quem transita por São José. “Intensificamos alguns patrulhamentos e operações nos bairros para identificar possíveis concentrações de crime e trabalhar ostensivamente na manutenção da segurança pública municipal”, afirma.

A Guarda Municipal registrou, no mês de outubro, 3012 atendimentos. São, em média, 97 registros por dia que tiveram a atenção da Guarda para averiguação e abordagem. Os números são resultado do planejamento operacional construído pela segurança do município, que ao levantar informações sobre a demanda e necessidade, realizou ações para prevenir e combater os possíveis crimes.

O secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Vânio Luiz Dalmarco, reforça que a Secretaria tem buscado meios de contemplar todos em ações. “Compreendemos que a questão das pessoas em situação de rua é algo complicado de lidar, devido às limitações previstas nas legislações. Porém, estamos realizando junto com a Guarda Municipal a abordagem dessas pessoas todos os dias. O intuito é checar a situação de cada um e orientar por quais caminhos as pessoas podem seguir”, explica.

O Coronel do 7º BPM, André Serafim, destaca que os indicadores apresentam dados positivos em relação a 2020. “O ano passado já havia sido um ano positivo. Agora as informações mostram que o número de carros recuperados diminuiu, assim como o número de pessoas presas, porém, isso é reflexo da presença da Polícia e da efetividade das ações de recuperação de armas, que diminui a incidência de roubos e furtos e, consequentemente, resulta nos dados apresentados”, esclarece.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp