29/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 29/10/2021 às 00h00min

Confiança do industrial catarinense recua em outubro, diz Fiesc

Da Redação
Divulgação
O industrial catarinense está mais cauteloso com as perspectivas da economia. O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) em Santa Catarina teve retração de 0,8 pontos em outubro, apontou análise do Observatório Fiesc. Apesar do recuo, o indicador somou 57,7 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, o que ainda demonstra um ambiente de confiança dos empresários. No cenário nacional, o indicador ficou em 57,8 pontos, queda de 0,2 pontos em relação a setembro.

Esse foi o segundo recuo consecutivo e sinaliza um reajuste de expectativa dos industriais catarinenses. Entre maio e agosto, foram registradas quatro altas mensais consecutivas no ICEI. De acordo com Maicon Luiz Brand, economista do Observatório Fiesc, a queda em outubro reflete alguns dos desafios que a economia brasileira vem atravessando, como as questões relacionadas à dificuldade no abastecimento de insumos e o aumento de preços.

A expectativa do empresário industrial catarinense para os próximos seis meses também registrou retração de 1,5 pontos na passagem entre setembro e outubro, atingindo 59,3 pontos. Apesar da queda, o índice mantém o patamar de otimismo em relação às expectativas futuras. Já a média brasileira se manteve estável, com 60,9 pontos.

Por outro lado, no Índice de Condições Atuais, Santa Catarina recuperou parte da queda registrada no mês anterior, com elevação de 0,7 pontos em outubro. O resultado demonstra que há uma percepção entre os industriais catarinenses de que as condições da economia estão melhores do que há seis meses. No cenário nacional, houve queda de 0,7 pontos, com índice atingindo 51,5 pontos.
 
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp