25/10/2021 às 18h11min - Atualizada em 25/10/2021 às 18h30min

A inovação em prol do mercado financeiro

SALA DA NOTÍCIA Redação
Foto: Pixabay
*Por André Bravo


O setor financeiro no Brasil é um dos principais alvos da inovação, pois tem levado tecnologia e automação aos mais variados serviços que envolvem desde a liberação de crédito, antecipação de recebíveis e pagamentos, até às operações de financiamentos e empréstimos. No universo das fintechs, a tecnologia é o que garante maior eficiência e assertividade nos negócios. Isso porque, quando combinada com uma base robusta de informações (Big Data), a tecnologia aumenta, ainda mais, o seu valor e permite o desenvolvimento da inteligência artificial, por exemplo. O resultado disso é a identificação de serviços mais rápidos, com menos custos e que, ainda, mitigam erros humanos e, por consequência, possibilitam negócios escaláveis.

A transformação digital e a digitalização contribuem para a geração de novos negócios e para o movimento acelerado no âmbito financeiro, uma vez que a aceleração dos processos possibilita acessar usuários que não são atendidos pelos grandes bancos. Enquanto fora desse âmbito digital era muito difícil e custoso viabilizar a solução para os clientes, agora, diante da atual inovação, isso se tornou mais fácil.

A consequência disso não poderia ser outra: passamos a contar com benefícios aos consumidores, que agora têm acesso às múltiplas opções de serviços financeiros, e aos empreendedores, que conseguem expandir a cadeia consumidora. Com a abertura do mercado, ainda que prematura, já é possível identificar uma sensível queda da taxa de juros no Brasil, além de um aumento da oferta de crédito, atingindo o grande, médio e pequeno empresário.

Não podemos negar que estamos passando por um “boom” em relação ao crescente número de novas fintechs, atualmente. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o segmento é o segundo com o maior número de startups: 5,96% das 13 mil presentes em operação no país. Assim, olhar para o setor financeiro pode trazer um grande desenvolvimento aos novos empreendimentos, assim como à sociedade que, futuramente, poderá usufruir o serviço. 

Como a inovação no mercado financeiro é um processo relativamente novo, existem espaços para o desenvolvimento de produtos e serviços que, até então, estavam sob o monopólio das instituições financeiras tradicionais. Aos que pensam em iniciar os negócios na área, especialmente inovando com a criação de fintechs, é imprescindível que o empreendedor conheça as dores existentes do mercado, se concentre no desenvolvimento de um produto específico e na resolução desta dor, visto que o sucesso está diretamente relacionado ao problema que a startup surge para resolver

O setor financeiro do país é grande, mas ainda carente de novas soluções – mesmo os produtos já existentes demandam muita evolução, seja na abrangência do atendimento ao público ou em sua desburocratização. Desta forma, o empreendedor recém-chegado ao mercado deve se atentar a tal fato, conhecer bem seu público-alvo e desenvolver um produto com propósito, e que não seja apenas mais um concorrente. Reforço, ainda, que a solução a ser desenvolvida não precisa ser algo inovador ou inexistente, mas o conhecimento prévio sobre o mercado ao qual deseja se aventurar é imprescindível. Do contrário, o resultado, que deveria ser seguro e eficiente, pode dar espaço para um verdadeiro desastre financeiro.

Sabemos que diversos setores foram impulsionados e acelerados pela pandemia. No entanto, particularmente, acredito também que o aumento do empreendedorismo no âmbito financeiro tem relação direta com as medidas político-econômicas adotadas nos últimos anos. Inúmeros projetos de lei foram aprovados, visando conferir maior acessibilidade ao mercado. Com a flexibilização dos entraves, e levando em consideração a falta de serviços em decorrência do insatisfatório atendimento à população pelas instituições de crédito tradicionais, me parece natural o interesse dos empreendedores em explorarem uma “nova” área.

* André Bravo é COO da Bankme, primeira fintech que cria e opera mini bancos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp