21/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 21/10/2021 às 00h00min

Atividade econômica tem retração em agosto, mas no ano acumula alta superior à média nacional, diz Fiesc

Da Redação
Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM
O Índice de Atividade Econômica (IBC) de Santa Catarina apresentou retração de 0,47% em agosto, na comparação com julho, na série sem os efeitos sazonais, rompendo uma sequência de quatro expansões consecutivas. No entanto, em relação ao mesmo mês de 2020, o Estado apresentou alta de 6,93%. Conforme análise do Observatório FIESC, esse foi o segundo melhor desempenho entre os estados do país – atrás apenas do Espírito Santo. No Brasil, o IBC teve uma variação de 4,74% no mesmo período. No acumulado de janeiro a agosto, o IBC de Santa Catarina apresentou alta de 8,89%. O resultado é superior à média brasileira no período, de 6,41%.

Na contramão do cenário nacional, a indústria catarinense teve um desempenho positivo em agosto na comparação com julho, com crescimento de 1,90% no volume da produção industrial. Os destaques ficaram para os setores de Metalurgia, Têxtil e Confecções. Por outro lado, o Brasil apresentou queda de 0,70% no mesmo período.

“O industrial catarinense está confiante com a atividade econômica e com perspectivas de investimentos para os próximos anos. Santa Catarina tem apresentado um desempenho acima da média nacional e acreditamos que isso deve se manter pelo próximo período”, avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Comércio tem desempenho negativo

Em agosto, o destaque fica para a queda da atividade econômica catarinense no Comércio, que registrou recuo de 10,14% em relação a julho. No país, a queda foi de 3,13%. De acordo com Thiago Rodrigues Lemos, economista do Observatório FIESC, esse desempenho foi puxado principalmente pela queda nas vendas de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que inclui a venda de artigos para habitação, e do comércio varejista de Tecidos, vestuários e calçados.

A avaliação do economista é que a perspectiva segue positiva para a atividade econômica em 2021. “O setor de Comércio e Serviços voltados para o turismo e atenção às famílias deverão orientar a expansão da atividade econômica no restante do ano”, complementa. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp