19/10/2021 às 19h13min - Atualizada em 20/10/2021 às 00h00min

4 mitos sobre sprinklers que vemos nos filmes

No site  https://hollywoodfiresprinklers.com/, há uma lista de vários filmes que abordaram a sua utilização de forma incorreta

SALA DA NOTÍCIA Letícia Gasparini
Associação Brasileira de Sprinklers
ABSpk
 

Filmes normalmente extrapolam as leis da física e as características reais de eventos e objetos, para facilitar a narrativa. Afinal, quem nunca viu algum filme em que o personagem adolescente faz, com um cigarro por exemplo, disparar o alarme de incêndio e abrir os sprinklers para fugir do colégio? Cenas como essas são mais comuns do que imaginamos, no entanto, nem todas mostram como o equipamento de segurança realmente funciona. No site  https://hollywoodfiresprinklers.com/, há uma lista de vários filmes que abordaram a sua utilização de forma incorreta.

Desta forma, aproveitamos para listar quatro mitos, com exemplos, que podemos encontrar facilmente nas telas:

 

Mito 1: Só a fumaça pode ativar os sprinklers de incêndio.

No remake de As Pantera, de 2019, uma coluna de fumaça sozinha ativa os sprinklers. 

No clássico Um Dia nas Corridas, de 1937, o personagem Stuffy puxa uma alavanca para ativar os sprinklers, no entanto o equipamento é automático e independente  da ação humana.

 

Mito 2: Todos os sprinklers são ativados simultaneamente.

Nos thrillers Die in a Gunfight e Um Lugar Silencioso - Parte II, todos os sprinklers são ativados simultaneamente. No entanto, isso seria uma péssima engenharia para ter todos os chuveiros automáticos ligados ao mesmo tempo, mesmo onde não precisa, diminuindo assim a pressão da água. Hoje em dia, a maioria dos sistemas são projetados para serem acionados quando detectam o aumento da temperatura do local.

Mito 3: Alarmes de incêndio acionam o sprinkler

No filme teen Meninas Malvadas, quando o personagem Ron Duvall quebra a caixa de alarme de incêndio com um taco, aciona todos os chuveiros automáticos da escola. Os sprinkles funcionam quando detectam o aumento de temperatura.

Mito 4: Isqueiros ativam o sistema

Em "Aliens", de 1986, a personagem vivida pela atriz Sigourney Weaver aciona o dispositivo apenas segurando um isqueiro até um aspersor de fogo, uma improbabilidade, já que uma chama de mão normalmente não é quente o suficiente para ativar um sprinkler.



 

VERDADE

Vale ressaltar que os sprinklers são fabricados com compostos metálicos resistentes à altas temperaturas, e em alguns casos revestidos de uma cobertura resistente à corrosão, e possui uma espécie de “gatilho”, um elemento termo sensível, e são essenciais para a proteção da vida e do patrimônio.

 

Sobre a ABSpk

A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional. Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida


 
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp