19/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 19/10/2021 às 00h00min

Estudantes da RME aprendem sobre o sistema de escrita e leitura tátil

Da Redação
Arquivo SME
Na Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, localizada no Rio Vermelho, em Florianópolis, a professora Auxiliar de Ensino, Cristiane Ramos Abud, desenvolveu com turmas de 2º, 3º e 4º anos, atividades relacionadas ao Braille, sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas.

Os estudantes conheceram a literatura infantil, origem e a história do Braille até chegar ao Brasil, visitaram a entrada da escola para compreender a importância das placas táteis com a localização das salas, construíram o alfabeto com objetos variados e fizeram atividades com o livro chamado: "Um mundinho para todos".

A proposta envolveu tanto as turmas que estão no ensino híbrido como no remoto, através do Portal educacional da escola, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação.

“Percebi o grande envolvimento e interesse dos estudantes em compreender essa linguagem como forma de alfabetização e consciência quanto ao entendimento do respeito às diferenças”, explica Cristine.

O secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, frisa a importância de atividades e ações que auxiliam na inclusão e no repertório educacional dos estudantes. “Ensinar e aprender sobre o sistema de escrita e leitura tátil é necessário para que todos compreendam esse seguro e eficiente meio de acesso à educação e à informação para as pessoas com deficiência”.

 
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp