15/10/2021 às 10h38min - Atualizada em 15/10/2021 às 12h27min

Conta de luz nas alturas! Como economizar com 5 atitudes simples

Preço da energia subiu mais que a inflação nos primeiros oito meses do ano e pesa no orçamento das famílias

SALA DA NOTÍCIA Dariane Carvalho Campos
Divulgação

O valor da conta de energia elétrica tem sido motivo de preocupação para muita gente. A grave crise hídrica é o principal fator para os reajustes recentes e até mesmo para a criação de uma nova bandeira tarifária, chamada de “escassez hídrica”, que passou a vigorar no início deste mês. O valor da taxa extra passou de  R$ 9,42 para R$ 14,20, o que representa um aumento de 6,78% na tarifa média dos consumidores. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a inflação prévia acumulada nos últimos 12 meses teve alta de 9,3%, enquanto a energia elétrica subiu 20,86%, mais que o dobro. 

E para os especialistas os dados apontam que o nível dos reservatórios vai baixar ainda mais até dezembro e haverá um prolongamento da crise hídrica. Diante desse cenário economizar energia ganha ainda mais importância, pois além de reduzir o impacto no orçamento, ajuda também a preservar os recursos naturais. Para te ajudar nessa tarefa, o engenheiro Luan Vieira, gerente da QLuz, preparou cinco dicas simples para ajudar a diminuir o susto quando receber a próxima conta de luz. Confira:

1. Atente-se ao chuveiro

O chuveiro corresponde a 25% do gasto com energia elétrica em uma casa, além de ser o campeão de desperdício de água. Uma ducha de 15 minutos, por exemplo, pode consumir mais de 200 litros. Portanto, é fundamental superar a tentação de ficar muito tempo no banho para relaxar! Desligar o chuveiro enquanto você se ensaboa e lava os cabelos é uma dica interessante. Outro cuidado que ajuda a poupar energia é não deixar o chuveiro o ano todo na posição inverno. E na hora de comprar escolha o aparelho com classificação A, que são os mais econômicos.

2. Use lâmpadas LED 

Apagar a luz ao sair de um ambiente é importante para evitar desperdício, mas não é a única forma de economizar com as lâmpadas. O modelo utilizado faz grande diferença para poupar energia. As luminárias LED são as mais eficientes, podendo gerar economia superior a 60% em relação às lâmpadas tradicionais, chegando até 85% na comparação com as incandescentes.

3. Dê espaço para a iluminação natural 

Otimizar a iluminação natural além de deixar o ambiente mais bonito e agradável reduz o uso de lâmpadas durante o dia.

4. Fique atento ao comprar eletrodomésticos

Na hora de adquirir o equipamento, principalmente os de alto consumo, como geladeira e ar-condicionados, escolha os de letra A que são um pouco mais caros, mas você consegue recuperar o valor com a economia na conta de luz. No caso do ar-condicionado, é importante seguir alguns cuidados para economizar energia como dar preferência aos modelos com tecnologia inverter e utilizar a função timer, manter portas e janelas fechadas durante o uso e limpar regularmente os filtros. Ao comprar televisores e monitores, também é possível investir em aparelhos de maior eficiência energética. Aposte nos com tecnologia LED, que consomem bem menos energia.

5. Mude hábitos da casa

Economizar energia elétrica exige mudança de hábito. São pequenas ações cotidianas que devemos fazer todos os dias e geram economia financeira. Apague a luz quando ninguém estiver no ambiente, use a máquina de lavar em sua capacidade máxima e acumule roupas para passar todas de uma só vez. Na cozinha, atenção especial ao uso da geladeira, só abra a porta quando houver necessidade e diminua a temperatura no inverno. Os carregadores de celular devem ser desligados da tomada quando os equipamentos estiverem carregados, assim como os aparelhos que ficam em stand-by, porque mesmo nesse modo consomem energia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp