13/10/2021 às 11h50min - Atualizada em 13/10/2021 às 17h40min

É possível vencer o câncer sem perder os cabelos 

Manter o cabelo durante a quimioterapia impacta positivamente na autoestima do paciente

SALA DA NOTÍCIA Juliana Prestes
https://www.paxman.com.br/
A Touca Inglesa Paxman tem revolucionado o tratamento de câncer no Brasil. A tecnologia age para combater um dos principais e mais devastadores efeitos colaterais da quimioterapia: a queda de cabelos. O equipamento está presente em cerca de 80 clínicas e hospitais de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal. Incluindo famosas como Ana Furtado, Sabrina Parlatore e Cristina Ranzolin, mais de 8 mil pacientes tiveram acesso a essa tecnologia pioneira, utilizada nos principais centros de referência de tratamento de câncer nos Estados Unidos e Europa, como o hospital universitário do Texas - MD Anderson Cancer Center ou Johns Hopkins Hospital, que estão entre os cinco melhores do mundo. 
 
Além disso, a Paxman Brasil realizou a doação de equipamentos a três unidades do SUS. A iniciativa faz parte do programa de responsabilidade social da empresa no qual realiza uma doação ao SUS a cada 50 equipamentos instalados nas redes particulares. Pacientes vinculados ao SUS atendidos pelo Instituto Nacional de Câncer - INCA, no Rio de Janeiro, na Santa Casa de Vitória, no Espírito Santo, e na Santa Casa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, já têm acesso ao tratamento.   
 
Enfrentar o tratamento é um grande desafio, e que pode ser ainda mais difícil quando pacientes apresentam quadros de baixa autoestima e depressão. Estudos revelam que a queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais traumatizantes da quimioterapia e causa danos que vão muito além do aspecto visual. As consequências são graves e até podem incidir na desistência do tratamento.  
 
Como funciona 
A touca, conectada a uma unidade de refrigeração, é colocada na cabeça do paciente cerca de 30 minutos antes e mantida em torno de uma hora e meia após a infusão das drogas, dependendo do protocolo adotado. O sistema resfria o couro cabeludo a uma temperatura em torno de 20°C. Com isso, diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares e reduz a absorção dos fármacos na região. 
  
No Brasil, desde 2013, já foram realizadas mais de 200 mil sessões nos principais centros de referência e hospitais. O sistema, criado no Reino Unido pela empresa Paxman, é o único no Brasil com certificação da FDA (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA) e registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
  
A tecnologia de resfriamento do couro cabeludo vem sendo desenvolvida há décadas, e curiosamente já utilizou até mesmo melancias na cabeça de pacientes, nos primórdios dos estudos. Ao longo de mais de 20 anos de pesquisas com a Touca Inglesa, pacientes relataram a diminuição da alopecia a ponto de dispensar o uso de lenço ou peruca. A taxa de sucesso depende do tipo de medicação administrada, 50% para as mais fortes e até 92% nas menos agressivas e a sensação de frio foi tolerada por 98% dos pacientes. A terapia não é indicada para os tipos de câncer hematológicos ou para alguma alergia ao frio.
 
Muito além da estética 
Estudos revelam que a queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais traumatizantes da quimioterapia e causa danos que vão muito além do aspecto visual. As consequências são graves e até podem incidir na desistência do tratamento. Uma importante novidade foi divulgada pela NATIONAL COMPREHENSIVE CANCER NETWORK – NCCN, com impacto direto para pacientes oncológicos. O uso da crioterapia capilar, por meio da Touca Inglesa, agora faz parte das Diretrizes de Prática Clínica em Oncologia da NCCN para pacientes que vão iniciar o tratamento para câncer de mama, ovário, peritoneal e trompa de falópio. A novidade reforça a importância e consequências da possibilidade de manutenção dos cabelos durante a quimioterapia. A atualização destas diretrizes foi impulsionada pelo resultado de um extenso estudo científico submetido à FDA (U.S. Food and Drug Administration), que desde 2016 já certifica o uso da Touca Inglesa para pacientes de mama e recentemente expandiu para outros tipos de tumores sólidos.  

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp