25/09/2020 às 22h42min - Atualizada em 25/09/2020 às 22h42min

Sesc Lages realiza Mostra virtual dos cursos de música do Centro Cultural Vidal Ramos

Da Redação
Sesc
Na segunda semana de setembro, o Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc Lages realizou a primeira mostra virtual dos cursos de arte e cultura da unidade. Em meio à pandemia, adaptações foram necessárias, a equipe decidiu explorar os recursos tecnológicos para apresentar os resultados do aprendizado do semestre.

A mostra semestral dos cursos de música, programada para acontecer no mês de julho com luzes, fumaça e o abrir das cortinas no palco do teatro, deu lugar a notebooks, televisores e celulares, conectando as famílias às apresentações organizadas pelas turmas de forma virtual.

As mostras de artes fazem parte do planejamento dos cursos de arte e cultura, nelas os estudantes podem experimentar o palco, muitos pela primeira vez. No formato virtual o exercício foi semelhante, as turmas definiram repertório e conforme cada modalidade prepararam os números, com apoio e orientação dos instrutores registraram as apresentações em vídeos.

Os 37 vídeos produzidos pelas turmas foram reunidos em dois programas com cerca de 45 minutos cada, editados e unidos de forma integrada, mesclando as modalidades de canto, piano, teclado, musicalização, violão, guitarra, gaita piano e gaita ponto - Fábrica de Gaiteiros, para que as turmas pudessem apreciar e reconhecer o curso como um todo, assim como ocorre nas mostras presenciais.

Utilizando-se das mesmas ferramentas das aulas EAD, onde são vinculadas as videoaulas e transmitidas as aulas on-line, a equipe de cultura do Centro Cultural Vidal Ramos ingressou em um link ao vivo com alunos e familiares para lançar a mostra e disponibilizar o link de acesso às apresentações.

A magia da primeira apresentação ao público aconteceu e os alunos dos cursos sentiram-se desafiados. Aos 58 anos, Rosiclei Piovesan não imaginava passar por um momento tão desafiador, ela faz aulas com o instrutor Josias Alves, do curso de teclado do Centro Cultural Vidal Ramos. Após assistir a mostra da poltrona de sua casa, a aluna relata a felicidade em participar deste momento. “Aos meus 58 anos jamais imaginei passar por um momento tão desafiador quanto o que o professor nos propôs. Agradeço ao Sesc que também nos proporcionou isso. Muito obrigada pela insistência em participar desse momento tão lindo”, destacou Rosiclei.

Entre as modalidades presenciais e on-line atualmente o Centro Cultural Vidal Ramos conta com 269 alunos inscritos, sendo que 144 são alunos de música. Para respeitar os protocolos as turmas da modalidade on-line gravaram de suas casas, as presenciais na própria sala e apenas as turmas de gaita gravaram no Teatro do Sesc, explorando também a prática de conjunto. Em todos os casos a prioridade foi a segurança dos alunos, respeitando o distanciamento mínimo, higienização do espaço e instrumentos, além do uso obrigatório de álcool em gel e máscara.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp