08/10/2021 às 12h06min - Atualizada em 08/10/2021 às 12h35min

Orla Rio promove mutirão de limpeza na praia do Leblon e bate-papo com a família Schürmann

A ação acontece durante a passagem do projeto Voz dos Oceanos, que tem a Orla Rio como apoiadora regional e que está rodando o mundo para registrar e discutir soluções para a poluição dos mares

SALA DA NOTÍCIA Redação
Divulgação Orla Rio/Maurício Pereira
Rio de Janeiro, 08 de outubro de 2021 – A Orla Rio, concessionária responsável por administrar 309 quiosques do Leme ao Pontal, acaba de anunciar o apoio regional ao Voz dos Oceanos. O projeto da família Schürmann, iniciado em agosto deste ano, está rodando o mundo para pesquisar e documentar a qualidade da água dos mares e o impacto do plástico nos oceanos. A iniciativa aportou no Rio no início da semana trazendo uma série de iniciativas de conscientização para a cidade em parceria com a Orla Rio e RIOTUR.

Entre elas está a o mutirão de limpeza da praia do Leblon no dia 9 de outubro, sábado, a partir das 14h30, realizado pela Orla Rio e Recicla Orla, projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos criado pela Orla Rio em parceria com a Pólen, com a participação de representantes de ambas instituições e dos sócios do La Carioca, primeiro quiosque do Brasil a receber a certificação Lixo Zero. O mutirão será aberto ao público, para quem quiser contribuir, e terá como intuito conscientizar a população sobre as toneladas que são descartadas de modo incorreto na natureza e como isso afeta todo o ecossistema.

Também haverá um bate-papo para convidados sobre o meio ambiente, que terá como intuito conscientizar sobre as toneladas que são descartadas de modo incorreto na natureza e como isso afeta todo o ecossistema. Esse encontro contará com a participação da família Schürmann que irá especialmente ao local para conhecer o La Carioca, primeiro quiosque com certificação Lixo Zero do Brasil.

“Para nós é muito importante fazermos parte de um projeto tão importante como o Voz dos Oceanos. Precisamos cada vez mais nos unir em prol de iniciativas como essa para cada vez mais conscientizar a população do descarte correto do lixo. A Orla Rio criou o projeto Recicla Orla há dois anos como forma de contribuir com o meio ambiente. E atualmente estamos em franca expansão dos pontos de entrega voluntária e só no primeiro ano já conseguimos dar destino correto para mais de 138 toneladas de resíduos com apenas sete PEVs. É muito importante seguirmos dessa forma, para preservar essa natureza e as praias que os cariocas gostam tanto desfrutar” diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Além disso, entre os dias 08 e 13 de outubro, também serão instaladas bandeiras do projeto Voz dos Oceanos do Arpoador ao Mirante, como apoio e forma de sensibilizar a população da relevância do projeto para a sociedade e da importância do descarte correto de resíduos.

Desde 2019, a Orla Rio vem implementando programas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), sendo um deles o Recicla Orla. O projeto criado há dois anos conta com 53 pontos de entrega voluntária (PEVs) instalados em quiosques de Ipanema, Leblon, Copacabana e Leme reciclando mais de cem toneladas de resíduos por mês. Atualmente, a iniciativa está expandindo para toda a zona sul e prevê, até o final de outubro, um total de 56 PEVs à disposição dos frequentadores e moradores das regiões para o descarte adequado de resíduos sólidos.

Serviço:
Data: 09/10 (sábado)
Horário: 14h30 (abertura mutirão).
Local: Quiosque La Carioca - Av. Delfim Moreira, próximo ao número 117.

Sobre a Orla Rio  
A Orla Rio é a concessionária responsável por administrar e revitalizar os 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima carioca. Até 2018, a concessionária investiu mais de 133 milhões de reais em obras para proporcionar aos cariocas e turistas uma nova experiência de consumo à beira-mar, com diversas opções de gastronomia, deixando um importante legado para a cidade. Mais informações: www.orlario.com.vc   

Sobre o Recicla Orla 
O Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em parceria com a Polen, startup de sustentabilidade, o projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Desde o início do projeto já foram recicladas mais de 138 toneladas de matérias, sendo 44 de plásticos, 51 de papéis e 35 de vidros. Atualmente, são 53 PEVs distribuídos pelos quiosques do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Mais informações: www.reciclaorla.com.br/

Sobre a Polen 
A Polen foi fundada em 2017, pelo ecólogo Renato Paquet, que atualmente também é Diretor Presidente de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS) e membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN, e por seu sócio, Lucas Sarmento, economista e especialista em tecnologia blockchain. www.brpolen.com.br/  

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp