07/10/2021 às 12h52min - Atualizada em 07/10/2021 às 14h00min

Capitão da reserva investe em franquia de colchões e fatura R$ 7,1 milhões em 2020

Após servir por 31 anos no serviço ativo da Marinha do Brasil e participar de duas Missões de Paz da ONU, Alexandre Aballo Nunes abriu sua primeira unidade da Euro Colchões em 2012; hoje, conta com três unidades no Rio de Janeiro e está prestes a inaugurar mais uma loja na cidade em outubro

SALA DA NOTÍCIA Raiza Rodrigues
https://www.eurocolchoes.com/
Divulgação
Ao longo das mais de três décadas em que serviu como oficial da Marinha, Alexandre Aballo Nunes, 55, sequer sonhava que se tornaria um empresário de sucesso ao ir para a reserva. Dono de três unidades da Euro Colchões na cidade do Rio de Janeiro, o Oficial, que chegou a servir em duas Missões de Paz da ONU, hoje fatura R$7,1 milhões por ano. E em breve essa receita deve crescer ainda mais, pois Aballo está nos preparativos finais para inaugurar mais um ponto de venda, em outubro, no bairro de Ipanema.

A história do militar com a marca começou em 2005, quando seu irmão Mauricio Aballo inaugurou a primeira unidade da Euro, em parceria com o sócio Rodolfo Poyares. Desde então, Alexandre acompanhou de perto o crescimento da empresa até que esta se tornasse uma das principais redes de colchões premium do país. Em 2012, após se transferir para a reserva, resolveu investir na marca, adquirindo sua primeira franquia.

A aposta deu tão certo, que Alexandre Aballo possui, atualmente, três lojas em funcionamento, localizadas em Ipanema, Botafogo e Gávea. A inauguração da quarta unidade faz parte do plano de expansão de Alexandre, que planeja abrir mais um ponto de venda no Rio de Janeiro em 2022. "A minha expectativa é positiva. Caso apareça a oportunidade, abrirei mais uma franquia da Euro no próximo ano. Acredito na consolidação da marca, como uma empresa com produtos de qualidade diferenciada, atendimento aos clientes com foco em suas necessidades reais e que busca se adaptar rapidamente às demandas do mercado", afirma o franqueado.
 

De Capitão  para multifranqueado

Em dezembro de 1987, Alexandre Aballo concluiu o curso da Escola Naval e no ano seguinte foi nomeado Oficial (Segundo-Tenente) da Marinha do Brasil. Desde então, seguindo o plano de carreira de oficiais, o carioca realizou diversos cursos na área militar. "Nos 31 anos no serviço ativo, tive a oportunidade de servir em diversos locais no Brasil e de participar de duas Operações de Paz da ONU. Por conta dos diversos cursos feitos na Marinha e da oportunidade de trabalhar com profissionais de alto gabarito, agreguei muitos conhecimentos de cunho militar e aumentei minha cultura geral. Posso afirmar que a Marinha do Brasil me proporcionou grande realização profissional e pessoal", explica Aballo.

A oportunidade de se juntar ao time de franqueados da Euro Colchões veio em 2012, quando Alexandre foi transferido para a reserva. Com a possibilidade de se dedicar a uma nova atividade profissional, Aballo investiu na empresa. "Eu conhecia os sócios e sabia que o negócio tinha tudo para prosperar, pela dedicação e seriedade deles", ressalta. A loja de Ipanema foi a primeira a ser construída, seguida pelos empreendimentos no Shopping da Gávea, em 2016, e no Botafogo Praia Shopping, em 2018.


Impacto da pandemia

Dois anos depois da abertura da sua última franquia, Alexandre se deparou com sua maior dificuldade como franqueado: a pandemia de COVID-19. "O lockdown impactou negativamente minhas unidades, já que tivemos que fechar as portas pelo tempo que foi determinado. Nos primeiros 45 dias, não vendemos um único colchão, já que não podíamos receber os clientes nas lojas e também por conta do fechamento de nossa fábrica", esclarece.

Entretanto, Aballo afirma que a nova realidade o fez buscar outras opções, e ele passou a investir nas vendas à distância, através de canais como WhatsApp, e-mail e, até mesmo, por telefone. "Com a reabertura da fábrica e valendo-se dos canais de comunicação alternativos, conseguimos realizar diversas vendas, mesmo com as lojas fechadas". Apesar de toda criatividade, houve inicialmente uma queda acentuada no faturamento, se comparado ao mesmo período dos anos anteriores. Depois da reabertura das lojas, as vendas foram aos poucos voltando à normalidade e até mesmo superando as expectativas. "Com a pandemia, as pessoas ficaram mais em casa e passaram a valorizar os produtos relacionados ao conforto e à saúde. A compra de um bom colchão traz benefícios indiscutíveis para o seu bem-estar e saúde, já que uma noite de sono bem dormida garante muito mais energia e disposição para o dia seguinte", afirma o empresário.

Mesmo com o fechamento temporário das lojas, o faturamento, no final do ano, excedeu as expectativas e, em 2020, as unidades de Alexandre tiveram uma receita acumulada de R$ 7,1 milhões. Para este ano, com a abertura da segunda loja em Ipanema,a previsão é de números ainda maiores. "O novo local é bem amplo e foi feito com base no novo projeto arquitetônico da Euro Colchões. Assim, o cliente encontrará um ambiente acolhedor, confortável e com o portfólio completo de produtos comercializados pela rede", ressalta Alexandre.

Para o ano que vem, com as quatro lojas em operação e com a consolidação cada vez maior da marca EURO COLCHÕES, a previsão é um crescimento da receita em torno de 35%, chegando na casa dos R$ 9,6 milhões.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp