06/10/2021 às 14h50min - Atualizada em 06/10/2021 às 14h50min

Projeto desenvolvido por biguaçuense concorre no mais relevante prêmio brasileiro de Design

Da Redação
Paulo Rodrigo Ferreira - DICOM PMB
Um projeto desenvolvido por dois alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é finalista do Brasil Design Award 2021, um dos prêmios mais importantes do país, que tem por objetivo reconhecer e divulgar trabalhos desenvolvidos por estudantes e profissionais da área.

 O Amor de Óleo, criado pelo biguaçuense Kelvin Carvalho e por Noelle Atkienson Ornellas, é um aplicativo que auxilia no reaproveitamento e descarte correto do óleo de cozinha usado. A proposta dos jovens acadêmicos é, por meio da plataforma, promover a conexão entre doadores e produtores e identificar pontos de coleta a serem implantados na cidade.

A proposta foi concebida como projeto de Ecodesign do Módulo de Design de Utilidades do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSC. Com a orientação das professoras Carla Arcoverde de Aguiar Neves e Deise Albertazzi Gonçalves Tomelin, os estudantes desenvolveram o trabalho acadêmico que consistia em elaborar um produto ou serviço que atendesse de forma total ou parcial algum ou mais princípios do Ecodesign.

O aplicativo concorre na categoria Design do Impacto Positivo, que inclui iniciativas voltadas à minimização de impactos ambientais e que vão de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além da avaliação do júri do concurso, o projeto participa da modalidade Voto Popular e pode ser votado até o dia 27 de outubro no link https://lnkd.in/dppAU6RT. Os vencedores serão contemplados com troféu e visibilidade no cenário do design nacional.

Carvalho cita que o desenvolvimento do aplicativo vem suprir uma grande necessidade e preocupação de todos que é destinação, de forma correta, do óleo de cozinha. “É uma iniciativa inovadora que vem para transformar um problema em solução, uma vez que cuidar e proteger o meio ambiente é obrigação de todos nós. Agradeço ao prefeito Salmir e ao vice-prefeito Alexandre por nos incentivarem na realização desse projeto que com certeza poderá contribuir para uma cidade mais sustentável”, finaliza.

O projeto já tem protótipo navegável e a proposta é implementá-lo tornando-o um serviço real. A dupla de jovens designers pretende a partir da conversa com a Prefeitura de Biguaçu iniciar contato com setores ligados ao meio ambiente nas demais prefeituras da Grande Florianópolis, a fim de efetivar e implantar o serviço na região.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp