06/10/2021 às 12h55min - Atualizada em 06/10/2021 às 12h55min

​Confira 10 curiosidades sobre a praia da Joaquina, em Florianópolis

Da Redação
Marcos Eduardo Carvalho
A praia da Joaquina, em Florianópolis, é uma das mais procuradas pelos turistas que visitam a capital de Santa Catarina. Confira dez curiosidades sobre o local.

1 - A denominação da praia é recente, aparecendo pela primeira vez em mapas a partir de 1975. Até então, era chamada de Praia do Campeche.

2-  Praia da Joaquina pertence ao Distrito da Lagoa da Conceição e dista quinze km do Centro da Cidade de Florianópolis na direção nordeste. 

3 – A praia da Joaquina possui 3.000 metros de extensão e sua largura varia de oito a setenta metros, tendo seus limites entre a Ponta do Retiro e Praia do Campeche.

4 - Ao redor de toda a praia está localizado o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, uma importante área protegida da cidade.

5 - Joaquina é um dos lugares mais procurados por surfistas e esportistas em geral, devido à qualidade das ondas

6 – A praia ainda conta com boa estrutura para banhistas, com sanitários, chuveiros, posto policial, salva-vidas, iluminação noturna, etc.

7 - Próxima à Praia da Joaquina, se localizam as famosas Dunas da Joaquina, onde é possível praticar o "surfe sobre as dunas" ou sandboard.

8 - A Praia da Joaquina foi "descoberta" por surfistas, primeiro os brasileiros e depois os estrangeiros, a partir da década de 1970.

9 - Conta-se que o nome teria sido dado em homenagem a Dona Joaquina moradora das praias do leste da ilha de Santa Catarina, que ensinava as outras mulheres do local a fabricar utensílio domésticos de linhas entrelaçadas, além de alimentar os pescadores que compareciam à sua casa.

10 - Nesta praia também é possível visualizar grande quantidade de oficinas líticas de indígenas que habitaram a região
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp