04/10/2021 às 20h03min - Atualizada em 05/10/2021 às 00h01min

Queda do whatsapp expõe riscos que a sua empresa está correndo, sem saber.

Confiar demais em grandes corporações e achar que elas são eternas, que nunca vão sair do ar, coloca em risco o seu negócio e a sua saúde financeira.

SALA DA NOTÍCIA Daniel Felipe Quaresma dos Santos
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/10/04/por-que-o-whatsapp-caiu-quando-ele-volta-7-respostas-sobre-a-queda-global.htm
canva

Atualmente, milhões de empresas dependem do whatsapp para vender e atender os seus clientes.

 

Grandes empresas usam as API’s, que são planos especiais vendidos pelo Whatsapp, que permitem envio de mensagem em massa e configuração de atendimento por robôs.

 

Pequenas empresas e empresários individuais usam o próprio celular para gerenciar leads, prospects e clientes, no whatsapp business e usam o whatsapp comum para os amigos e familiares.

 

O que ninguém se perguntou, porque não acreditava que seria possível, é: e se o whatsapp sair do ar? E se o whatsapp deixar de existir?

 

Qual é o plano B dessas milhões de empresas que usam o whatsapp para garantir suas vendas, sua eficiência?

 

Com a experiência de hoje, dia 04 de outubro de 2021, fica o aprendizado e os gestores de empresa aconselham:

 
  1. não tenha apenas o whatsapp dos seus clientes;
  2. faça cadastro de cliente completo, com telefone, e-mail e endereço, sempre;
  3. use uma plataforma de controle de contatos e clientes;
  4. faça backup de tudo na sua máquina de tempos em tempos.
 

Até mesmo o Google Drive pode cair um dia, ficar offline por algumas semanas.

 

Se a sua empresa tem todos os documentos, contratos, num só lugar, e se esse serviço ficar indisponível, como você vai sobreviver?

 

Daniel Santos, que realiza casamento em Ubatuba, relata:

 

“A minha sorte é que eu tenho muitas noivas em outras plataformas, como o site de casamentos Lejour, que oferecem chat para comunicação entre fornecedores e noivos, além de um controle de fluxo financeiro e de casamentos a realizar. Mas tenho colegas que não usam esse serviço e estão impossibilitados de se comunicar com seus noivos nesse período de apagão do Whatsapp e do Instagram, que são os dois principais canais de comunicação para a organização de um casamento.” diz Daniel Santos.

 

O investimento em equipamentos de informática é fundamental para preservar os dados da empresa corretamente. Completa Daniel.

 

Quando se fala em investimento em informática, a máxima “o barato sai caro” é uma verdade constante para os especialistas do setor.

 

Muitos empresários passaram a utilizar o sistema operacional Linux, por ser mais estável que o Windows, além de ser gratuito. “O Linux possui menos vírus, e quase nunca trava.” afirma um deles.

 

As lojas de informática tem percebido a preferência dos clientes por HDs do tipo SSD, por serem de placa, e não usam um disco com um leitor. Além de fazer menos barulho, possuem uma durabilidade maior.

 

Claro que esses investimentos são sempre repassados ao consumidor, e no caso que citamos acima do fornecedor de casamento, sabemos que o preço de um casamento é determinado não apenas pelo que é levado no dia do evento, mas também toda a preparação e a estrutura da empresa para controlar as personalizações desejadas pelos noivos.

 

Ferramentas gratuitas para manter um bom controle comercial

 

RD Station

 

A empresa Rd Station oferece um CRM grátis que pode, inclusive, ser integrado com um plugin do navegador Chrome, chamado Whatstation, que permite cadastrar leads e clientes dentro do CRM deles através de uma aba lateral ao utilizar o whatsapp web.

 

Bling

 

A empresa Bling também possui um plano gratuito para pequenas empresas, para controlar não apenas o envio de propostas comerciais, mas também para facilitar a vida na hora de controlar a contabilidade.

 

Trello

 

Outras pessoas preferem usar o Trello, que é uma ferramenta com vários quadros e várias notas, bem fácil de criar e arrastar sempre que necessário mover um cliente ou um processo de uma etapa para outra.

 

Diversificar e controlar

 

Esses são os aprendizados da queda do whatsapp de hoje. Diversificar os canais de comunicação com os clientes, e diversificar os sistemas de controle e cadastro.

 

Nunca permitindo que a sua empresa fique nas mãos de uma outra empresa, não importa o tamanho dela, porque hoje temos a prova de que até mesmo empresas gigantes trilionárias podem ter problemas técnicos.

 

E o que será que causou essa queda do whatsapp? Será que foi um ataque hacker? Colocarão a culpa em algum estagiário?

 

Até agora não sabemos de verdade o que aconteceu, mas sabemos que foi algo mundial, e que sem dúvidas os prejuízos estão na casa dos bilhões de dólares.

 

Não só pelas horas que eles ficaram sem faturar com as propagandas que vendem em suas plataformas. Mas também pela queda de confiança que a falha de hoje já provocou.

 

Daniel Felipe, jornalista MTE 1348/AL


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp