04/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 04/10/2021 às 00h00min

São José começa a inserir Círculo de Construção da Paz na Educação Infantil

Da Redação
Divulgação Secom/PMSJ
Não foram só a economia e a saúde impactados pela pandemia do Coronavírus. O isolamento social somado às preocupações exacerbaram conflitos, principalmente de relacionamento interpessoal. Como estratégia preventiva para resolução de situações conflituosas, a Secretaria Municipal de Educação de São José iniciou a prática dos Círculos de Construção de Paz nas unidades da educação infantil.

A metodologia centra-se no diálogo, na valorização das histórias compartilhadas e na humanização das relações, sem hierarquias, para um aprendizado de convivência que enaltece os valores humanos. As diretoras dos Centros de Educação Infantil da rede municipal de ensino estão participando dos Círculos de Construção da Paz, atividade ministrada pela facilitadora, coordenadora do Núcleo de Práticas Restaurativas de São José (Nuprar/SJ) e professora Elisiani Noronha. “A prática de justiça restaurativa pode ser aplicada em vários contextos, inclusive no ambiente escolar, estimulando o falar e o ouvir”, detalhou.

As atividades com as diretoras dos 39 CEIs foram divididas em quatro encontros para facilitar a interação em grupos menores. O primeiro encontro, com nove diretoras, foi realizado na quarta-feira (29) na sede da Prefeitura. Os outros três encontros serão desenvolvidos nos dias 5, 7 e 20 de outubro. “Esses ensinamentos de cultura da paz proporcionam um leque de oportunidades. Pode ser usado no convívio direção-professores, professores-crianças, CEIs-comunidade educacional. Cria um ambiente positivo de respeito e igualdade”, frisou a coordenadora da educação infantil, Márcia Figueredo Rizzaro.

Para a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Oliveira da Silva Hoffmann, a cultura da paz desperta ao mesmo tempo a essência e a evolução das pessoas. “A educação é transformadora para a formação dos cidadãos e iniciativas assim contribuem para construção de relacionamentos saudáveis, essenciais para o convívio harmônico e o desenvolvimento das habilidades sociais”, destacou.

Construção de Paz para ambientes educacionais

Com o mesmo objetivo, em agosto deste ano, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, firmou termo de parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul (AJURIS), que ofereceu o Programa de Formação em Círculos de Construção de Paz para Ambientes Escolares. O programa, realizado de forma on-line e gratuita no período de 30 de agosto a 23 de setembro, formou 10 professores da rede municipal de ensino.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp