02/10/2021 às 11h47min - Atualizada em 02/10/2021 às 11h47min

FMP e Secretaria de Agricultura de Palhoça traçam planejamento para a horta comunitária do Frei Damião

Da Redação
Divulgação
Em reunião realizada na última quinta-feira (30), a Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) e a Secretaria Municipal de Agricultura reafirmaram a parceria que será uma engrenagem importante na criação e manutenção de uma horta comunitária no Frei Damião, articulada junto à organização não governamental (ONG) Instituto Saber e Recriar.

Em parceria com a Secretaria de Agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Coordenação de Pesquisa, Ensino e Extensão (Coper) da FMP dará início a um trabalho para a consolidação de ações de orientação e acompanhamento da horta comunitária, que fica em um terreno próximo à sede da ONG Instituto Saber e Recriar, responsável por organizar e administrar a horta.

A ONG, que tem o título de utilidade pública conferido pela Câmara de Vereadores de Palhoça, é voltada para as mulheres do Brejaru e do Frei Damião, por meio do projeto Mulheres em Ação, e hoje conta com mais de 550 mulheres, que se mobilizam para organizar feiras e cursos.

A FMP já realiza um trabalho importante junto ao projeto Mulheres em Ação, oferecendo curso de alfabetização e promovendo campanhas de arrecadação de alimentos e roupas. A faculdade também irá iniciar uma formação, por meio de ações de extensão, sobre temas como: empreendedorismo, desenvolvimento sustentável, encaminhamento de resíduos sólidos e desenvolvimento de produtos.

Na horta, serão desenvolvidas atividades de manejo agrícola e acompanhamento para a promoção da sustentabilidade e da futura geração de renda.

O trabalho realizado pela FMP terá a participação do projeto Semear Ideias, sob a coordenação da professora Sofia Zank; do curso de Turismo, coordenado pela professora Kercia Peixoto; e das coordenações de Extensão e Responsabilidade Social, representadas pelas professoras Juliane Odinino e Rosana Silveira. “A FMP irá acompanhar e contribuir, por meio de ações que possam colaborar para o empreendedorismo e para a autonomia financeira, a sustentabilidade e a consciência ambiental; possíveis ações de desenvolvimento de turismo rural; bem como a promoção do empoderamento das mulheres chefes de família da comunidade, amplamente marcada pela vulnerabilidade social”, reflete a professora Juliane.

A primeira ação concreta será uma oficina, ministrada por profissionais do Senar, agendada para os dias 4 e 5 de novembro.

Quando estiver em pleno funcionamento, a horta comunitária vai ajudar a alimentar a comunidade. “O envolvimento com a comunidade é uma das principais características da FMP, e os projetos de extensão podem fazer a diferença. Este projeto da horta comunitária também demonstra a capacidade de articulação entre diferentes setores da Prefeitura, com a participação efetiva da Secretaria de Agricultura e da Fundação Cambirela do Meio Ambiente, todos unidos em torno de um objetivo nobre, que é o de proporcionar uma atividade econômica, ecologicamente sustentável e que ainda vai ajudar a alimentar a população local”, comemora o prefeito Eduardo Freccia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp