13/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 13/11/2020 às 00h00min

Eleitores de SC que não votarem, podem justificar através de aplicativo; em 2018, mais de 630 mil não votaram no estado

Da Redação
Divulgação
Nas eleições presidenciais de 2018, Santa Catarina teve 639.278 eleitores que justificaram os seus votos e não compareceram na votação, o que representaria 12,52% do número atual de eleitores no estado, que é de 5.105.431 (3.680.599 estão cadastrados biometricamente). Os números são do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral).

Para as eleições municipais de 2020, serão eleitos prefeitos e vereadores nos 295 municípios do estado. E, se o eleitor eventualmente não puder comparecer às urnas, como proceder? Afinal, o voto no país é obrigatório, de acordo com a Constituição Federal de 1988.

Assim, se no próximo domingo, dia 15 de novembro, o cidadão estiver fora do seu domicílio eleitoral, poderá justificar em outro local, das 7h às 17h, mesmo horário da votação, de acordo com orientação do TRE.

O procedimento estará disponível pelo aplicativo e-Título, através de uma ferramenta de georreferenciamento que permitirá a justificativa de quem estiver fora da cidade na qual vota no dia do pleito. O mesmo vale para o segundo turno, marcado para o dia 29 de novembro.

Ainda segundo o TRE-SC, no estado não serão instaladas urnas específicas para justificativa no dia da eleição.
E quem não justificar no dia, poderá, nos 60 dias seguintes ao dia da votação, por motivo de doença, viagem ou outra situação relevante justificar a ausência pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica, disponível na nossa página na internet.
 
De acordo com TRE, Para encaminhar a justificativa eleitoral após as eleições, será exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência.
Para quem estiver fora do país no dia da eleição, a justificativa poderá ser encaminhada a qualquer tempo, até 30 dias a partir do retorno ao país.

MULTA.

O eleitor que não votar nem justificar poderá regularizar sua situação eleitoral pagando multa correspondente a R$3,51 para cada turno.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp