01/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 01/10/2021 às 00h00min

Biguaçu amplia coletas de resíduos recicláveis e volumosos e divulga novos horários

Da Redação
Paulo Rodrigo Ferreira (DICOM PMB)
A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi), quer ampliar as coletas de resíduos recicláveis e volumosos para as localidades da área rural do município. Até então, esses serviços eram efetuados apenas na região urbana. Devido a essa ampliação, os cronogramas das coletas (comum, recicláveis e volumosos) precisaram passar por ajustes em todo o município, que passam a valer a partir da próxima segunda-feira, 4 de outubro.

"Biguaçu agora está levando as coletas de materiais recicláveis e de rejeitos volumosos para mais regiões do município, abrangendo comunidades que antes não contavam com esses serviços. Entendemos que no início vão surgir dúvidas quanto aos novos horários e dias que os caminhões passarão pelas ruas, mas pedimos a compreensão dos moradores, bem como o seu auxílio na separação adequada dos materiais”, disse o prefeito Salmir da Silva (PSD).

Os novos cronogramas estão disponíveis nas redes sociais e no site da Prefeitura www.bigua.sc.gov.br ou por meio do site da Famabi www.famabi.net, que oferece ainda o serviço de suporte pelo telefone (48) 99138-5240. A empresa responsável pelas coletas, a Recicle Aqui, estará entregando materiais impressos com os dias e horários das coletas nas residências e estabelecimentos comerciais, além disso, também disponibiliza um número para a população obter mais informações e sanar dúvidas: (48) 99662-2860, com atendimento por ligação ou pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp.


“Após período de transição, com início dos serviços de uma nova empresa de coleta, estamos regularizando os serviços, com o intuito de dar o destino adequado a esses materiais de forma segura e ambientalmente sustentável. Para tal, contamos com a colaboração dos usuários, com o descarte dos resíduos acondicionados de forma correta e próximo aos horários previstos no cronograma”, destacou o superintendente da Famabi, Marcondes Rodrigues Borba. 

Saiba mais sobre a separação dos resíduos sólidos

Lixo comum (não recicláveis)

- Orgânicos: restos de comida, cascas de frutas e legumes, casca de ovos, sacos de chá, borras de café, folhas, flores, etc;

- Inorgânicos: etiquetas adesivas, papel carbono, fita crepe, papéis metalizados/parafinados/plastificados, guardanapos, lixo de banheiro, bitucas de cigarro, fotografias, esponjas de aço e fraldas descartáveis.

 Materiais recicláveis

- Papel, plástico, metal e vidro;

- Retire o excesso de restos de alimentos e resíduos antes do descarte;

- Óleo de cozinha pode ser colocado junto ao material reciclado, porém descartado em garrafas PET.

Volumosos

- Eletrodomésticos, eletrônicos e móveis;

- Esses resíduos serão coletados porta a porta. Devem ser acomodados na calçada a partir do dia do recolhimento, pois as equipes não podem entrar em propriedades privadas;

- Objetos que são grandes ou pesados, como camas, mesas, armários, guarda-roupas, estantes, devem ser devidamente desmontados.

- Caso o volume seja muito grande, os resíduos poderão ser levados até a unidade da Recicle Aqui, localizada na SC 407, Km 01, bairro Vendaval. É possível também agendar a retirada através da Famabi pelo telefone (48) 99138-5240 ou diretamente com a empresa, pelo número (48) 99662-2860.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »