24/09/2021 às 17h30min - Atualizada em 24/09/2021 às 17h30min

Brusque perde três pontos no STJD no episódio de racismo com Celsinho do Londrina

Marcos Eduardo Carvalho
Reprodução
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) condenou o Brusque com a perda de três pontos no Campeonato Brasileiro da Série B, após decisão publicada nesta sexta-feira (24).

Isso porque, na 20ª rodada, o Quadricolor protagonizou um episódio de racismo, quando um dirigente do clube chamou o meia Celsinho, do Londrina, de ‘macaco’, além de fazer piada com o cabelo dele.

Na oportunidade, o árbitro relatou o caso na súmula da partida e, depois do jogo, o atleta paranaense desabafou em entrevista, dizendo que já estava cansado de ser vítima de racismo e que não iria se calar.

Agora, o time catarinense foi julgado e punido pelo artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito”.

Com isso, o Brusque, que estava em 15º lugar com 29 pontos, cai para o 16º, com 26 e fica uma posição à frente do Vitória, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

Desta maneira, o Quadricolor, que subiu nesta última temporada para a Série B, vai precisar reagir dentro de campo e já tem pedreira nesta sexta (24), quando pega o Vasco, a partir das 21h30, no Augusto Bauer.

Notas

Logo depois do caso de racismo, o departamento jurídico do Brusque emitiu uma nota desdenhando do jogador Celsinho e dizendo que ele já teria se “envolvido” em outros dois casos anteriores nesta temporada.

No entanto, a repercussão do caso foi altamente negativa na mídia e o clube, em seguida, emitiu uma nova nota se desculpando com o jogador do Londrina.

Na oportunidade, até jogadores de outros clubes, como zagueiro Betão, do Avaí, se manifestaram repudiando o ato racista.

Atualmente, o Brusque vive situação difícil no campeonato, onde não vence há 11 jogos e ainda teve troca de técnico, com Jerson Testoni demitido, sendo substituído por Waguinho Dias.

O clube ainda não se posicionou após a decisão do STJD.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp