24/09/2021 às 00h00min - Atualizada em 24/09/2021 às 00h00min

Palhoça quer ter 100% da iluminação pública com Led até outubro, diz prefeitura

Da Redação
Divulgação
 Em cerca de 24 mil pontos de iluminação de Palhoça, as antigas luminárias equipadas com lâmpadas de descarga foram substituídas por lâmpadas de tecnologia LED, que iluminam mais e consomem menos energia elétrica. O número representa 90% do total de pontos do sistema municipal.
 
O contrato foi assinado em maio do ano passado, dentro do programa Palhoça Mais Eficiente.
 
Desde então, já foram realizadas mais de 10 mil manutenções, uma média de 600 atendimentos por mês. “Nós estamos com resultados incríveis”, diza secretária de Administração da cidade, Cristina Schwinden.
 
Até aqui, o consórcio responsável pela modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública trocou praticamente 90% do parque municipal por lâmpadas com tecnologia LED. A expectativa é a de que a renovação do parque esteja completa em outubro. “Falta apenas uma parte da Ponte do Imarium e do Centro, que deixamos por último, porque as lâmpadas ainda estavam em boas condições, sem necessidade de manutenção, então deixamos por último e começamos a substituição por áreas mais críticas”, revela a secretária.
 
Só com a implantação dos equipamentos em LED, o consumo de energia elétrica registrou uma economia de 800 mil quilowatts por mês. É como se 3.200 casas deixassem de consumir energia durante um mês, segundo a prefeitura.

“Em um momento em que, no país inteiro, estamos falando de redução de consumo de energia, de falta de energia, de bandeira vermelha na fatura, em Palhoça nós estamos indo na contramão, reduzindo o consumo, por causa da tecnologia que a gente trouxe, por causa desse investimento pesado que a iniciativa privada fez neste um ano de contrato. Um investimento que a gente jamais teria recursos para fazer isso, demoraria 10 anos para fazer o que eles fizeram em um ano”, argumenta Cristina. “Quem olha na rua já vê a iluminação clarinha, branquinha, do LED. Debaixo da lâmpada parece que é dia, e isso traz uma sensação de segurança. Além disso, ainda traz uma economia significativa de consumo de energia elétrica”, finaliza.
 
O projeto de modernização em Palhoça também conta com a implantação de um sistema de telegestão em 100% das luminárias LED, permitindo o monitoramento e controle remoto do parque de iluminação pública. Além da implantação de um Centro de Controle Operacional (CCO) para gerenciar todas as demandas do sistema de iluminação pública, por meio de um software configurado especificamente para Palhoça.
 
Qualquer cidadão que identificar problemas como lâmpadas apagadas à noite ou acesas de dia em via pública de Palhoça deve avisar as equipes do consórcio via ligação gratuita para o telefone 0800-606-1535. O cidadão também pode abrir um chamado pelo aplicativo Cidade Mais Iluminada. O prazo para atendimento desses chamados é de até 48 horas, salvo casos em que ocorra falta de energia, furtos, vandalismo, chuvas ou ventos fortes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp