10/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 10/11/2020 às 00h00min

Redução de impostos municipais é principal demanda dos empresários, diz pesquisa da Fecomércio em SC

Marcos Eduardo Carvalho
Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM
Para 57,7% dos empresários de Florianópolis, a redução dos valores das taxas e impostos municipais no estado são a principal demanda da categoria sob o tema ‘burocracia’, em pesquisa realizada pela Fecomércio-SC, no projeto de pesquisa Demandas Municipais do Setor de Comércio, Serviços e Turismo, em parceria com os sindicatos filiados em nove cidades: Blumenau, Criciúma, Concórdia, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Canoinhas e Lages. Os dados se referem à pesquisa qualitativa.

O projeto foi operacionalizado em duas frentes de coleta e análise de dados: pesquisa qualitativa e quantitativa. A qualitativa, na qual foram conduzidas conversas guiadas em reuniões online de empresários e presidentes dos sindicatos, representantes de setores, buscou compreender quais as principais demandas dos empresários a nível municipal, por meio de discussões abertas, permitindo o aprofundamento dos dados coletados. O objetivo foi o de conduzir esses empresários a pensarem seus problemas e demandas focados na atuação empresarial, e na maneira como o governo municipal impacta, positiva ou negativamente, em seus negócios.

De acordo com o levantamento, 46,2% dos consultados querem reduzir a quantidade de documentação para abertura de empresas, concessão de licenciamento, alvarás e outros; pra 34,6%, a demanda é para disponibilizar/intensificar atendimento digital, a mesma quantidade de pessoas que querem redução do tempo de emissão de documentos (autorizações, licenças, alvarás).

Outros 21,2% dos entrevistados querem aumentar horário de funcionamento dos atendimentos presenciais, enquanto 11,5% querem diminuição dos preços para requisição de documentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp